Está tudo pronto para a quinta e última etapa do Circuito Sul-matogrossense de Boxe Olímpico, que acontecerá neste final de semana (13 e 14/08), no Ginásio da Escola Joaquim Murtinho, em Campo Grande. A competição promovida pela FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul), com patrocínio da Fundesporte/FIE, reunirá aproximadamente 110 atletas de dez municípios.

A solenidade de abertura será no sábado às 18 horas, com desfile das equipes participantes, apresentação de dança e outras atrações culturais. Na sequencia começam as disputas. No domingo, o início está programado para as 10 horas e premiação aos vencedores serão no final.

Além de definir os atletas campeões por categoria de peso e classe, o Circuito Sul-matogrossense também contemplará neste final de semana as três equipes primeiras colocadas e os melhores atletas em cada uma das classes – infantil, cadete, juvenil e adulto, além da classe feminina.

Conforme informações da FDBMS, confirmaram participação oito equipes (clubes/academias) de Campo Grande – Comercial/Vila Popular, ACPF, 1º Round, Mamut Team/Clube União, CT Paulão/Campo Grande, Associação Justiniano, Joilson Costelinha/Top Tem, e Moreninhas. Do interior, já definiram inscrição clubes dos municípios de Ponta Porã, Dourados, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Selviria e Aquidauana.

A exemplo das etapas anteriores, a 5ª etapa terá utilizaçãodo sistema computadorizado de julgamento. O referido sistema é o mais moderno equipamento de análise de resultado no boxe mundial. No Brasil, além da Confederação Brasileira, o Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal são os que já fazem usodessemétodo.

REGULAMENTO

Conforme regulamento, em cada vitória, o atleta obtêm 20 pontos, o empata vale 10 pontos; derrota 04. Na derrota por WO, o atleta perdedor fica com zero; em caso de desclassificação o atleta fica com apenas 01 ponto. As pontuações são computadas ao logo do campeonato. O técnico campeão será o que obtiver maior pontuação entre todos os seus atletas. Atualmente o Professor Luís Cláudio, da ACPF, lidera com maisde 800 pontos, seguido de NIlson Ferreira, DO Comercial/Projeto Atleta do Futuro/Vila Popular, com 750 pontos.

A equipe campeã será a que obtiver maior quantidade de medalhas de Ouro. Estarão em disputa 35 medalhas de Ouro. Conforme a diretora técnica da FDBMS, Flávaia Ferreira, a disputa está equilibrada e é difícil fazer previsão dos possível primeiros colocados. “Há um equilíbrio de forças, todas as equipe tem condições de obter, pelo menos, três medalhas Ouro”, comenta a dirigente.

O Circuito Sul-matogrossense teve seu início no mês de maio com a realização da 1ª etapa, em Campo Grande, no Ginásio Guanandizão; a 2ª etapa aconteceu em São Gabriel do Oeste nos dias 25 e 26 de Junho, a 3ª etapa em Três Lagoas nos dias 02 e 03 de Julho e a 4ª etapa foi realizada em Ponta Porã, nos dias 30 e 31 de Julho.