Com o intuito de facilitar a compreensão do torcedor a Stock Car vai mudar em 2012. Neste sábado, a Vicar, que organiza a competição, anunciou o fim do formado da Super Final e do descarte de pontos. Com isso, a próxima temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro terá o regulamento óbvio, já bastante conhecido do torcedor: quem somar mais pontos ao fim de 12 etapas é o campeão. Além disso, não haverá mais o reabastecimento obrigatório.

Pelo formato antigo, após oito provas, apenas os dez primeiros colocados na classificação podiam continuar lutando pelo título. Nas quatro últimas corridas, só estes dez recebiam uma pontuação diferenciada e ainda podiam contar com o descarte do pior resultado. Nada disso existirá em 2012, voltando ao formado que não era usado há seis anos.

Outra novidade é que todas as 12 etapas da categoria serão transmitidas ao vivo pela Rede Globo, na íntegra. Neste ano, apenas algumas provas foram transmitidas, quase sempre por meio de flashes. De acordo com a emissora, o fim do reabastecimento obrigatório também vai facilitar o entendimento dos duelos por posições.

O calendário da Stock em 2012 terá 12 provas, com a principal novidade sendo o retorno do circuito gaúcho de Tarumã às corridas da categoria. A abertura da temporada acontecerá no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. A capital paulista também receberá a etapa do dia 5 de agosto. A corrida de encerramento será disputada no anel externo do Autódromo Internacional de Brasília, no dia 11 de novembro.

Fora do calendário há dois anos, Tarumã receberá a 10ª etapa do ano, no dia 30 de setembro, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão. O retorno de Tarumã, contudo, está condicionado a reformas nos boxes e alguns pontos da pista. Estes reparos devem ser concluídos no início do próximo ano.

Confira o calendário completo de 2012:

1ª etapa, 25 de março – Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP)

2ª etapa, 15 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais (PR)

3ª etapa, 6 de maio – GP Ribeirão Preto, circuito de rua em Ribeirão Preto (SP)

4ª etapa, 20 de maio – Autódromo Internacional Velopark, Nova Santa Rita (RS)

5ª etapa, 1º de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna, Londrina (PR)

6ª etapa, 15 de julho – Autódromo Internacional Nelson Piquet, (RJ)

7ª etapa, 5 de agosto – Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP)

8ª etapa, 26 de agosto – GP Bahia – Circuito Ayrton Senna nas ruas de Salvador (BA)

9ª etapa, 16 de setembro – Autódromo Internacional de Campo Grande (MS)

10ª etapa, 30 de setembro – Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS)

11ª etapa, 21 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais (PR)

12ª etapa, 11 de novembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Brasília (DF)