Pular para o conteúdo
Geral

SOS criança contabilizou 2,2 mil denúncias em 2010

Em 2010, o SOS criança contabilizou 2.207 denúncias de maus-tratos, violência física e sexual contra crianças e adolescentes. Desse total, 1.895 dos casos foram procedentes e tiveram seus direitos violados, ou seja, se confirmaram após fiscalização do órgão ligado a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). Segundo estatísticas divulgadas pela Coordenadoria de Proteçã...
Arquivo -

Em 2010, o SOS criança contabilizou 2.207 denúncias de maus-tratos, violência física e sexual contra crianças e adolescentes. Desse total, 1.895 dos casos foram procedentes e tiveram seus direitos violados, ou seja, se confirmaram após fiscalização do órgão ligado a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). Segundo estatísticas divulgadas pela Coordenadoria de Proteção Social e Especial da Setas, em 2009, o número de denúncias foi maior, totalizando 2.947 acusações.

De acordo com a diretora do órgão, Marli Tonente, a principal diminuição é do número de reincidências. Muitas delas foram resultado de trabalhos e parcerias firmados ao longo dos 18 anos de existência do órgão, que trabalham firmemente no combate à violência contra crianças e adolescentes.

“Desde que retomamos o órgão em 2003, temos vários parceiros que contribuem para a resolução dos casos após as denúncias que recebemos. Acredito que essa parceria inibe o agressor, pois ele sabe que o trabalho envolve várias instituições”, explica a diretora, sobre a parceria no combate à violência, que é realizada com Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Serviço de Acolhimento, IML, Conselhos Tutelares, escolas e Centros de Educação Infantil.

O SOS Criança atendeu no ano passado 2.252 crianças e adolescentes, recebendo as denúncias, encaminhando-as à Delegacia e promovendo ações de combate à violência física e psicológica contra crianças. De 1.895 casos procedentes em 2010, a maioria deles foi de violência física totalizando 586 casos. Em relação às denúncias de violência sexual, foram registrados 219 casos; 121 deles dentro da família e 118 casos notificados fora do ambiente familiar.

As estatísticas revelam que em 2010 houve aumento de denúncias de violência sexual dentro da família – situação atípica em Mato Grosso do Sul, já que nos anos anteriores, a maioria das denúncias de violência sexual era de pessoas que não apresentavam parentesco com a vítima.

“O Estado era o único diferente dos outros. Antes, o maior número de violência sexual era de pessoas de fora do ambiente familiar”, avalia a diretora. Segundo Marli, neste caso de violência dentra família, muitas delas são informadas pelas escolas e centros educacionais, onde é feito o trabalho de conscientização feita pelo órgão junto às escolas. “As vítimas muitas vezes contam ao colega de escola e também ao professor, que por sua vez, aciona imediatamente o SOS Criança”.

O órgão atua há cerca de 18 anos em Mato Grosso do Sul. No interior do Estado, trabalha através dos conselhos tutelares regionais. Para denunciar, basta ligar para o número 0800 647 1323 ou (67) 3381-6000. O solicitante não precisa se identificar.

De acordo com o órgão, 90% dos chamados são de procedência anônima. O SOS atende com profissionais capacitados, são duas assistentes sociais e três psicólogos à disposição do órgão para atender os casos. Na Capital, está localizada no Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente (Criac), localizado na rua Arquiteto Vila Nova Artigas, s/n, no bairro Aero Rancho, ao lado do Hospital Regional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atual de Belo diz ter recusado cantor em investida inicial: ‘Deus me livre’

Morto em atentado no Jardim Aeroporto já tinha sofrido tentativa de homicídio em 2014

homem celular ameaçado

Cuidado: 54% das tentativas de golpes ocorreram por SMS nos últimos meses, aponta pesquisa

Exames de Bolsonaro apontam quadro de pneumonia viral, diz médico

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Baleado foi pego de surpresa, relatam vizinhos no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Cotidiano

Após um ano, ONG que mantinha 350 animais em situação insalubre volta a ser alvo de denúncias

Em 2024, a dona da ONG localizada no bairro Coronel Antonino foi autuada por maus-tratos

Esportes

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Jones se aposenta como o atual campeão dos pesos pesados

Polícia

Vídeo flagra homem nu sendo espancado com pá na Avenida Fábio Zahran

Vítima foi encontra nua, desorientada e ensanguentada próximo a um supermercado atacadista

Polícia

Jovem de 21 anos causa confusão e foge após perseguição policial no Centro de Dourados

Ao ser abordado pela polícia, jovem jogou carro em direção aos agentes e fugiu em alta velocidade