Sobe para 12 municípios em emergência por causa da seca no RS

Doze municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência desde 22 de dezembro por causa da estiagem. A primeira prefeitura a adotar a medida foi Candiota. A lista foi ampliada hoje para o número atual por Bagé. Também estão na mesma situação Sant’Ana do Livramento, Aceguá, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Pedro Osório, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Doze municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência desde 22 de dezembro por causa da estiagem. A primeira prefeitura a adotar a medida foi Candiota. A lista foi ampliada hoje para o número atual por Bagé. Também estão na mesma situação Sant’Ana do Livramento, Aceguá, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Pedro Osório, Cerrito, Piratini, Lavras do Sul e Pinheiro Machado. Todos estão localizados na zona sul do Estado, próxima da fronteira com o Uruguai.

Um levantamento da Secretaria da Agricultura indica que as perdas nas lavouras de milho, soja e sorgo e na produção de leite chegam a R$ 140 milhões. A Defesa Civil tem levado água potável em pipas para comunidades rurais de Candiota, Cerrito, Pedro Osório e Lavras do Sul. A prefeitura de Bagé impôs racionamento na distribuição da água, abastecendo os moradores somente durante 12 horas a cada dia.

Conteúdos relacionados