¨O primeiro compromisso do prefeito eleito, seja ele quem for, será romper com as empresas e pessoas envolvidas com os esquemas de corrupção¨, ponderou a advogada e professora universitária douradense Tatiana Ujacow, que votou há instantes na eleição extraordinária convocada após o prefeito e o vice renunciarem.

Militante do PV, Tatiana comentou o sentimento comum nas ruas de Dourados neste domingo de eleição sem clima eleitoral. ¨Nas ruas, nas casas, com quem a gente conversa, todos falam sobre a decepção e desilusão que a cidade vive com a classe política. A maioria admite que só está votando por ser obrigatório¨, diz.

Para ela, o primeito ato esperado do novo prefeito deverá ser um rompimento total com as empresas, políticos e grupos que de alguma forma estão envolvidos nos esquemas que foram flagrados pela Operação Uragano, da Polícia Federal. ¨Nós douradenses precisamos ter a certeza de que o eleito não manterá nenhum vínculo com essa sujeira toda. É uma tarefa do novo prefeito mostrar à população todos que fazem parte dos mesmos esquemas¨, desafiou.

Segundo Tatiana Ujacow, apesar da desesperança, a população douradense não dá mostras de que deixará de acompanhar os passos do próximo prefeito. ¨Dourados é uma cidade de gente séria e trabalhadora, e o outro prefeito caiu por corrupção, então acho que o cuidado será maior. A cidade não vai aguentar que os envolvidos no escândalo continuem participando da administração e dos contratos públicos¨, explica.

¨Sem um rompimento total, uma postura de independência, seja quem for o novo prefeito, a nova administração não se legitimará junto à opinião pública¨, alerta.

Boas expectativas

Com relação à expectativa que mantém para o futuro de Dourados, Tatiana diz que, como todo douradense, torce neste momento para a cidade retomar o rumo do desenvolvimento com ética, transparência e justiça social. ¨A gente sabe que Dourados é uma cidade forte, de gente com vocação para o desenvolvimento. Se o prefeito que se eleger tiver a postura que a população cobra, se romper com a roubalheira, certamente vai sobrar dinheiro para os investimentos que o município precisa¨, analisa.

Segundo a militante do Partido Verde, toda classe política tem responsabilidades neste momento. ¨Eu, assim como qualquer douradense que gosta da nossa cidade, do nosso povo, me coloco à disposição para colaborar da forma como for necessário, pois é o momento de passarmos Dourados a limpo¨, diz.

Sobre o desfecho do escândalo político que derrubou a cúpula administrativa de Dourados e respingou até no Parque dos Poderes, Tatiana diz que cabe ao novo prefeito ajudar a polícia e as autoridades no que for necessário para seguir as investigações até o fim. ¨O primeiro passo é se desvencilhar de qualquer resquício de corrupção, e depois, assegurar que os culpados sejam todos punidos¨, pondera.