Simone Tebet transfere título para Campo Grande e pode disputar Prefeitura
A vice-governadora Simone Tebet (PMDB), na sexta-feira (7), transferiu seu domicílio eleitoral para Campo Grande, obedecendo ao prazo legal aos que pretendem concorrer nas próximas eleições, sem oferecer qualquer explicação aos dirigentes do Partido, surpreendidos com a informação. Com a candidatura do deputado federal Edson Giroto (PMDB) à prefeitura de Campo Grande, sacramenta…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vice-governadora Simone Tebet (PMDB), na sexta-feira (7), transferiu seu domicílio eleitoral para Campo Grande, obedecendo ao prazo legal aos que pretendem concorrer nas próximas eleições, sem oferecer qualquer explicação aos dirigentes do Partido, surpreendidos com a informação.
Com a candidatura do deputado federal Edson Giroto (PMDB) à prefeitura de Campo Grande, sacramentada pelo governador André Puccinelli, mesmo que sob o discurso de desempenho nas pesquisas, não há porque se pensar que Simone possa entrar na corrida eleitoral compondo a chapa como vice-prefeita, na tentativa de atrair a aceitação que o candidato não obtém nas ruas.
O presidente estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, informado sob a transferência de domicílio, se mostrou surpreso e não acredita que haja uma orquestração política para fazer Simone candidata ao executivo da Capital.
“Se estiver confirmada a intenção da vice-governadora postular a vaga para candidata, acho que é um direito justo dela. Ela teve um contingente de votos significativos na capital, e é muito querida pela população”, disse Esacheu.
Ainda, disse desconhecer qualquer linha de apoio. “O partido dispõe de bons nomes, mas uma candidatura vai além do desejo do Partido, por vezes é uma disposição pessoal”, enfatizou.
Simone, que está em viagem aos Estados Unidos com a família, retorna na terça-feira (18), quando estará em São Paulo, reunida com empresários. Sua chegada a Campo Grande está marcada para quarta-feira (19). Sua assessoria não estava informada da transferência de domicílio.
Se não há o que esconder, por que esconder?
A dúvida que percorre o ambiente da política é: quais são os reais motivos da transferência, no apagar das luzes do prazo legal para o registro de candidaturas para as eleições de 2012?
Nesse horizonte, a hipótese mais provável é lançar seu nome para a pesquisa exigida pelos postulantes, roubando pontos preciosos do presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Paulo Siuffi, do vice-prefeito Edil Albuquerque e do deputado Federal Henrique Mandetta, todos, de certa forma, ligados ao prefeito Nelson Trad Filho. Assim, formariam uma segunda frente os pré-candidatos, vice-governadora Simone Tebet, deputado federal Edson Giroto e o secretário Carlos Marun, de fortes ligações com o governador.
Estabelecidas as duas frentes, o resultado da pesquisa por grupos e não por candidatos, salvaria a arquitetura política desenhada por André, e colocaria Giroto definitivamente candidato, com amplo apoio. De outra forma, como confiar nos índices apresentados pelo ex-secretário de Obras do governador, que é desconhecido dos eleitores conforme apontam pesquisas anteriores.
Observando este horizonte conforme desenhado no momento, difícil antever que a vice-governadora pleiteie a vice prefeitura para alavancar a candidatura Giroto. Simone aprendeu com seu pai, ex-senador Ramez Tebet que os caminhos políticos devem ser anteriormente traçados e muito bem sedimentados para que suportem as alterações que se interpõem. E esses caminhos passam por vice governadoria, governadora durante afastamento de André pela campanha ao Senado, governadora.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.