Setor de serviços ainda lidera geração de empregos em Campo Grande, diz economista

Em 2010, Campo Grande gerou 10.542 empregos, todos com carteira de trabalho assinada. Para falar mais sobre o Mercado de Trabalho de Mato Grosso do Sul, destacando os municípios que mais empregam e os setores em expansão, o economista do Boletim do Mercado de Trabalho da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) José […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em 2010, Campo Grande gerou 10.542 empregos, todos com carteira de trabalho assinada. Para falar mais sobre o Mercado de Trabalho de Mato Grosso do Sul, destacando os municípios que mais empregam e os setores em expansão, o economista do Boletim do Mercado de Trabalho da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) José Áureo Torres, concedeu entrevista ao Midiamax.

Quais setores econômicos estão em expansão no Estado?

Áureo: São promessas de crescimento de emprego, os setores de Construção Civil, Indústria de Transformação, Comércio e Serviços. Em 2010 o setor de Serviços gerou 13.781 novos empregos, o de Comércio 9.062, Indústria de Transformação 5.245 empregos e Construção Civil 4.908 empregos. Há novos projetos em andamento no estado em fase de construção e outros projetos já operando que estão em expansão.

Quais fatores contribuem para o índice de desemprego, ou seja, o que o mercado exige?

Áureo: No MS, não temos uma pesquisa de emprego e desemprego, temos somente dados do Caged que é exclusivo do emprego formal.

A qualificação: Em todos os setores, inclusive nas microempresas, a qualificação se faz necessária para o bom aproveitamento do trabalho. Com a competição acirrada entre as empresas, custos elevados de produção (encargos salariais e impostos) e os consumidores cada vez mais exigentes, os empresários tentam formar o melhor quadro de funcionários para suas empresas e a qualificação é altamente necessária para o desenvolvimento, seja qual for o tamanho do empreendimento.

Embora o estado tenha gerado 37mil empregos formais em 2010, o estado cresceu 60mil habitantes, a notícia de que estamos crescendo, a promessa de empregos trás muito mais pessoas, do que as que efetivamente conseguem empregos são pessoas que migram e se aventuram atrás do emprego. Nesse sentido o desemprego não diminui.

Qual o município que mais emprega em MS e o que menos emprega?

Áureo: Campo Grande por ser a capital concentra aqui toda Administração Pública do estado (forças armadas, judiciário, legislativo, executivo) que somam 74.509, isso é um mercado fantástico de consumo e todo investimento aqui é bem prestigiado pelos consumidores.

No mês de abril de 2011, a capital contabilizou um estoque de 258mil empregos formais. Já o município que menos emprega é Figueirão com 245 empregos. (veja em anexo ranking com estoque de empregos nos municípios em 31/12/2010)

Constantemente vemos frigoríficos da região suspendendo suas atividades. Quais motivos estariam levando à atitude e quais os impactos da pausa desse setor na economia?

Áureo: O setor da indústria alimentícia que inclui os frigoríficos vem crescendo no MS, o que acontece é que uma grande unidade foi inaugurada em Campo Grande em 2009, assim parte dos abates foram deslocados para esta unidade, causando o fechamento de vagas em um local, mas criando em outro, a economia é dinâmica e por vezes imperfeita.

Conteúdos relacionados