A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate à Homofobia (Centrho), em parceria com a Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS) e com o Comitê Estadual de Sub-registro, promove neste sábado (29) o Projeto transcidadania. A ação tem por objetivo oferecer serviços de documentação básica e orientação jurídica aos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros).

Os serviços oferecidos de documentação básica serão: RG, CPF e Carteira de Trabalho e também haverá orientação jurídica aos LGBT, feita por defensores públicos. O evento acontece na Casa da Cidadania, localizada na rua Marechal Rondon, 713, Centro, das 13 às 18 horas.

História

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi instituído no dia 29 de janeiro de 2004 quando, no Congresso Nacional, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Travesti e Respeito”, com o objetivo de sensibilizar educadores, profissionais de saúde e formadores de opinião a motivar travestis e transexuais a lutarem pelo seu direito de cidadania.

A partir deste ano, no dia 29 de janeiro a comunidade LGBT, poder público, e entidades de Direitos Humanos organizam em todos os Estados do Brasil diversas atividades educativas e de cidadania para celebrarem o dia.