Sesau realiza ação de prevenção e combate ao cigarro em terminais de ônibus

O trabalho de esclarecimento da população sobre a lei municipal nº 150, conhecida como lei antifumo, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começou cedo na manhã de hoje (04/05). Equipes da Sesau se deslocaram para os terminais de ônibus da cidade na tarefa de orientar as pessoas sobre o dispositivo legal que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O trabalho de esclarecimento da população sobre a lei municipal nº 150, conhecida como lei antifumo, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começou cedo na manhã de hoje (04/05).

Equipes da Sesau se deslocaram para os terminais de ônibus da cidade na tarefa de orientar as pessoas sobre o dispositivo legal que proíbe o consumo de produtos fumígeros (cigarro) em recintos de uso coletivo (qualquer logradouro público fechado).

Durante todo o mês de maio, os setores de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e de Atividades Físicas da Sesau programaram um conjunto de ações de prevenção e combate ao tabagismo. A estratégia é uma forma de alerta para os malefícios do cigarro, tendo em vista que o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer de pulmão no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer/INCA.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo (não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados) é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.

O último levantamento feito pelo IBGE em parceria com o INCA revelou que o Brasil tem mais de 24 milhões de fumantes, o que equivale a 17,2% da população adulta. Já a pesquisa realizada pela Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) nas capitais brasileiras mostra que Campo Grande teve uma redução de 16% (em 2009) para 15,9% (2010) no índice de pessoas maiores de 18 anos fumantes.

O Centro de Especialidades Municipal (CEM) é uma unidade de referência da prefeitura para quem quer parar de fumar. No local foi implantado o Programa de Tabagismo, em que uma equipe multidisciplinar, formada por médico (pneumologista), psicóloga, enfermeira e assistente social, atende os pacientes.

O tratamento com os tabagistas dura doze meses. No primeiro mês as consultas acontecem uma vez por semana, no segundo mês são quinzenais, e no período chamado de manutenção as consultas são realizadas mensalmente e bimensalmente, até o paciente completar um ano de tratamento.

Confira as ações do projeto de prevenção e combate ao tabagismo para o mês de maio:

Dia 07/05 – Evento na Praça do Rádio Clube, às 19h: apresentação de dança das colônias, estande com entrega de material informativo e orientações sobre o tabagismo.

Dia 13/05 – Noite da Seresta na Praça do Rádio Clube, às 19h, estande com entrega de folders e orientações sobre o tabagismo.

Dia 21/05 – Evento cultural no bairro Maria Aparecida Pedrossian, às 19h, com apresentações de teatro e música, estande com entrega de folders e orientações sobre o tabagismo.

Dia 27/05 – Evento na Praça do Radio Clube, lançamento de cd às 19h, estande com entrega de folders e orientações sobre o tabagismo.

Dia 30/05 – Belmar Fitness das 18h às 20h, estandes com entrega de folders e orientações sobre o tabagismo e alimentação saudável, aferição de pressão arterial e de índice de massa corporal

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados