Geral

Sesau organiza oficinas de apoio à amamentação e à saúde dos adolescentes

A oficina “Ceinfs e Cras – mais amigos para a rede amamenta Brasil” termina hoje na Escola Municipal de Governo (Egov). Durante três dias (10,11 e 12 de maio) diretores dos centros de educação infantil (ceinf) e dos Cras (Centros de Referência e Assistência Social), divididos em três turmas, receberam orientações sobre a importância da […]

Arquivo Publicado em 12/05/2011, às 15h18

None

A oficina “Ceinfs e Cras – mais amigos para a rede amamenta Brasil” termina hoje na Escola Municipal de Governo (Egov). Durante três dias (10,11 e 12 de maio) diretores dos centros de educação infantil (ceinf) e dos Cras (Centros de Referência e Assistência Social), divididos em três turmas, receberam orientações sobre a importância da amamentação.

“Buscamos sensibilizar os responsáveis pelos ceinf e Cras para apoiar a amamentação, disponibilizando um espaço e incentivando a presença das mães no local para amamentar seus filhos”, esclareceu Kelma Medeiros Silva, psicóloga do setor de atenção básica da Sesau.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já realizou a oficina de apoio ao aleitamento materno em 39 unidades básicas de saúde. A Rede Amamenta Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde com a finalidade de promover e apoiar a prática do aleitamento materno, cabendo às coordenações municipais a implantação da rede e o acompanhamento nas UBS dos municípios.

Benefícios – As crianças de famílias que aderem ao programa Amamenta Brasil possuem melhor qualidade de vida, menor risco de adoecer e maior possibilidade de estabelecer um bom vínculo afetivo com a mãe. Quanto mais amamenta, menores são os riscos de a mulher ter complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes.

Saúde dos adolescentes – O curso “Eixos prioritários em saúde do adolescente” começou na segunda-feira (09/05) e termina hoje (12/05), na Escola de Governo. O público alvo são os profissionais das unidades básicas de saúde. No dia 19 de maio será elaborado o Plano de trabalho, que vai nortear as ações do programa de saúde para os adolescentes nas áreas de abrangência da Sesau (UBS e UBSF).

Temas debatidos na oficina: Saúde sexual e reprodutiva; Abordagem diferenciada e dinâmica com adolescentes; Prevenção ao uso de álcool e drogas; Prevenção à violência e a cultura da paz; Estratégia de implementação da caderneta do adolescente na rede municipal de saúde.

A Egov está localizada na avenida Ernesto Geisel, nº 4.009 (em frente ao Horto Florestal).

Jornal Midiamax