Senar/MS promove curso para produzir leite com qualidade em Terenos
O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), e o Sindicato Rural de Terenos promovem o curso “Como Produzir Leite de Qualidade” a partir desta segunda-feira (31) até terça-feira (1). A capacitação tem o objetivo de repassar técnicas adequadas na extração, armazenagem e transporte do leite, visando produzir leite de qualidade. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), e o Sindicato Rural de Terenos promovem o curso “Como Produzir Leite de Qualidade” a partir desta segunda-feira (31) até terça-feira (1).
A capacitação tem o objetivo de repassar técnicas adequadas na extração, armazenagem e transporte do leite, visando produzir leite de qualidade. Até 15 pessoas podem participar da qualificação e é preciso ter cursado até o 5° Ano do Ensino Fundamental para poder se inscrever.
Os assuntos abordados estarão ligados às exigências da Instrução Normativa (IN 51) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as medidas de higiene na ordenha manual e mecânica, refrigeração, transporte e análise do leite, alimentação das vacas, contaminação do produtor, controle de qualidade realizado pelas indústrias e as práticas de manejo para a obtenção do leite.
A abertura do mercado da pecuária leiteira com o funcionamento de uma indústria em Terenos tem exigido dos produtores maior eficiência da sua produção bem como maior qualidade de sua produção. “Existe uma lacuna de abastecimento para as novas indústrias que estão se instalando no estado”, aponta o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
Conforme o superintendente, o laticínio que se instalará em Terenos, interior de Mato Grosso do Sul, terá capacidade para captar 1 milhão de litros por dia. “Hoje, o Estado produz cerca de 500 milhões de litros de leite por ano, o potencial de mercado é muito grande”, comentou.
Segundo os dados apresentados pelo Senar, o produtor de Mato Grosso do Sul produz em média 50 litros/dia de leite, quando uma produção eficiente gira em torno de 100 litros/hectare. Outra dificuldade também está no preço pago ao produtor, o litro do leite tem uma defasagem de 10 a 12 centavos se comparado com os valores pagos em outros estados.
As próximas datas para o curso “Como produzir leite de qualidade” são 22 de novembro, em Porto Murtinho, e 6 de dezembro em Chapadão do Sul. Para saber mais sobre a qualificação “Como produzir leite de qualidade” é só acessar o site do Senar/MS – www.senarms.org.br.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.