Senai Casa Aberta reúne 4 mil alunos em três dias na Capital e interior

Participaram estudantes de escola públicas e privadas de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Participaram estudantes de escola públicas e privadas de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas

O Senai Casa Aberta reuniu, de quinta-feira (20) a sábado (22), 4 mil alunos de escolas públicas e privadas de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas, oferecendo diversas atividades para colocar os jovens em contato direto com a educação profissional e orientar sobre a escolha de uma profissão na indústria. Trata-se do 2º ano de realização do Programa em Mato Grosso do Sul, sendo que no ano passado pelo menos 2,5 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da Capital, Dourados, Naviraí e Nova Andradina visitaram as unidades do Senai, demonstrando interesse sobre qualificação profissional.

Neste ano, a unidade do Senai em Campo Grande atraiu mil alunos, a de Rio Verde recebeu outros 970, a de Corumbá teve a visita de 750, a de Dourados recebeu 653 estudantes, a de Naviraí teve a visita de 402 e a de Três Lagoas recebeu 225. Segundo o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintela, o evento foi um sucesso, pois superou todas as expectativas. “Notamos que os alunos participaram intensamente de toda a programação, entretanto, o principal objetivo era despertar o interesse e a motivação dos estudantes ao conhecerem o mundo da formação profissional e das possibilidades em poder se capacitar”, disse.

De acordo com gerente do Cetec Senai Dourados, Gilberto Evídeo Schaedler, a entidade conseguiu cumprir com êxito seus objetivos. “Conseguimos despertar o interesse dos alunos em conhecer um modelo de ensino, pois possui uma linguagem acessível e de interesse desses jovens”, garantiu. Conforme o gerente do Cetec Senai Corumbá, Marcos Antônio Costa, a meta foi quase atingida. “Estamos muito satisfeitos, o número foi expressivo. A presença de autoridades locais durante a abertura da iniciativa contribuiu para a consolidação do evento para os próximos anos”, disse.

Já em Três Lagoas a iniciativa foi realizada pela primeira vez. “O evento era uma novidades para todos, mas conseguimos cumprir todas as exigências e motivar toda a classe estudantil com o nosso leque de opções”, pontuou o gerente do Cetec Senai Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos. O gerente do Cetec Senai Rio Verde, Valter Costa de Almeida, acredita que ano que vem o evento será melhor ainda. “Nossas expectativas foram atingidas, é muito bom ver que as autoridades locais participaram ativamente da iniciativa”, ressaltou. A instrutora da área de gestão do Cetec Senai Naviraí, Cláudia Regina de Oliveira Santos, informou que a meta era reunir 300 alunos. “Conseguimos ultrapassar nossa meta e reunimos pouco mais de 400 alunos durante os três dias de evento”, frisou.

Estudantes

Para Tayene de Souza Trindade, 18 anos, a iniciativa desperta o interesse de qualquer jovem. “Eu ainda não escolhi o que pretendo fazer, mas acredito que aqui vou conseguir ampliar minhas opções”, garantiu. Crisley Oliveira da Silva, 16 anos, gostou muito de conhecer a instituição. “Conseguimos ter uma noção de tudo que podemos escolher, seja em qualificação profissional ou até mesmo uma capacitação, o importante é não ficarmos parados”, destacou.

A aluna Gabrielle de Abreu Tubero, 16 anos, participa pela segunda vez do Senai Casa Aberta e se diz decidida ao fazer sua escolha. “É muito importante termos acesso a essas opções, abre nossa mente e nos faz conhecer aquilo muito vezes não sabemos que existe”, disse. Já Amanda Ferreira, 16 anos, visitar as dependências do Senai e conhecer de perto o funcionamento dos cursos foi a oportunidade de escolher melhor que profissão seguir. “Gosto muito do trabalho que eles realizam, sempre ouço falar muito bem, pois aqui você estuda um período e no outro turno já consegue trabalhar na sua área”, ressaltou.

Da mesma forma pensa Angela Cantagessi, 15 anos, que se sentiu atraída pelo curso de costura. “Sei que todos os cursos são ótimos, mas este em especial me chamou muito a atenção. Quero poder concluir o ensino médio e começar o mais rápido possível um curso profissionalizante”, garantiu. O estudante Roberto Paulo Souza de Lima, 15 anos, notou que a entidade oferece diversas oportunidades de qualificação. “Esta é uma ótima forma de conhecermos todos os cursos que podemos escolher, além de ser forma de ressaltar que bons profissionais precisam estudar e adquirir conhecimento”, disse.

Conteúdos relacionados