Senado pode votar novo mínimo na próxima quarta-feira

O novo valor do salário mínimo , aprovado nesta quarta-feira (16) pela Câmara dos Deputados, pode ser votado pelo plenário do Senado na próxima quarta-feira (23). A tramitação acelerada deve ser viabilizada por um requerimento de urgência do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). O objetivo é assegurar a sanção do projeto pela presidente Dilma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O novo valor do salário mínimo , aprovado nesta quarta-feira (16) pela Câmara dos Deputados, pode ser votado pelo plenário do Senado na próxima quarta-feira (23). A tramitação acelerada deve ser viabilizada por um requerimento de urgência do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

O objetivo é assegurar a sanção do projeto pela presidente Dilma Rousseff até o fim deste mês, para que o novo valor entre em vigor em 1º de março. Os deputados confirmaram a proposta do Executivo de R$ 545.

O novo mínimo não afeta pagamentos realizados em janeiro e fevereiro, porque a medida provisória de 2010 fixou em R$ 540 o salário para esses meses. O projeto aprovado pela Câmara prevê que a lei dele resultante entrará em vigor no primeiro dia do mês subsequente à data de sua publicação.

Este é o primeiro ano, desde a edição do Plano Real, em 1994, com dois valores de salários mínimos – o que acontecia na época da inflação alta.

Conteúdos relacionados