O Senado Federal realizou nesta terça-feira (18), sessão solene em aos 200 anos da Biblioteca Nacional. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, participam da cerimônia. A Biblioteca completa 201 anos no próximo dia 29, data em que se encerram as atividades do ano comemorativo de bicentenário da instituição.

A Biblioteca Nacional comemorou 200 anos em outubro de 2010. De lá para cá, muitas homenagens foram prestadas a essa que é a maior da América Latina e uma das dez mais ricas bibliotecas nacionais do mundo, com cerca de nove milhões de itens. O Senado vai fechar a celebração com sessão de homenagem e a exposição chamada “Biblioteca Nacional 200 anos: uma defesa do infinito”. A mostra, que esteve no Rio de Janeiro até fevereiro desse ano, será reforçada com raras do acervo da Biblioteca do Senado Federal. A exposição será dividida em duas partes: a primeira, mostrando a história de nossa literatura desde a chegada da Família Real ao Brasil; e a segunda, com foco na construção do acervo da Biblioteca. A diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, explica que o público terá painéis, fotos e outros recursos para conhecer melhor a história. E poderá folhear as obras digitalmente, já que o original não pode ser manuseado.

A exposição fica aberta de 18 de outubro a 18 de novembro. E a Sessão de Homenagem à Biblioteca Nacional está marcada para terça-feira, às 14h, no plenário. A iniciativa é do presidente da Casa, senador José Sarney.