Pular para o conteúdo
Geral

Seminário em Campo Grande e Dourados vai discutir aborto e liberdade da mulher

Dourados e Campo Grande receberão na próxima semana um seminário de formação política a respeito de direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez, promovido pela Articulação de Mulheres Brasileiras no Mato Grosso do Sul. A AMB-MS é um movimento social que aglutina pesquisadoras e jovens feministas, por meio do Projeto “É proibido proibir: diálogos sobre […]
Arquivo -

e receberão na próxima semana um seminário de formação política a respeito de direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez, promovido pela Articulação de Mulheres Brasileiras no Mato Grosso do Sul.

A AMB-MS é um movimento social que aglutina pesquisadoras e jovens feministas, por meio do Projeto “É proibido proibir: diálogos sobre autonomia reprodutiva e liberdade”, financiado pelo Fundo Elas de Investimento Social (RJ), vai realizar um curso de formação política no campo dos direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez nos municípios de Campo Grande e Dourados.

O curso em Dourados acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2011, em período matutino e vespertino (das 8h às 12h e das 14h às 17h), na unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), sala 403, situada na R. João Rosa Góes, n° 1761, Vila Progresso.

Já a formação em Campo Grande ocorre nos dias 01 e 02 de setembro de 2011, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, no Pontão de Cultura Guaicuru, localizado na Rua Treze de Maio, 727, Vila Santa Dorothéia.

O evento terá como objetivo apresentar a finalidade do grupo à sociedade e promover o acesso a informações atualizadas e argumentos técnicos, sociológicos, jurídicos, estatísticos e de saúde pública sobre a realidade do abortamento no Brasil e a importância da descriminalização do aborto, bem como da criação do serviço de abortamento como política pública ampla.

O público alvo será de mulheres representantes de associações, de ONGs (organizações não governamentais), de movimentos de mulheres, Fóruns, Redes, jovens feministas, lideranças e acadêmicas. As atividades serão conduzidas pela feminista Silvia Camurça, socióloga e educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia no Recife, abrangendo também palestras de especialistas locais e professores universitários.

Em Dourados, além da feminista do SOS Corpo, haverá palestras com os docentes: Dra. Graciela Chamorro, Dra. Marisa de Fátima Lomba de Farias e Dr. Losandro Antonio Tedeshi, vinculados ao Programa de Pós-graduação em História, e da pesquisadora Dra. Simone Becker do curso de Direito, todos da UFGD.

Na capital o curso conta com a contribuição da socióloga Dra. Ana Maria Gomes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da médica ginecologista e obstetra Dra. Maria Auxiliadora Budib, da Sogomat-Sul (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Mato Grosso do Sul) e da advogada Dra. Carolina Muniz.

Para efetuar a matrícula no curso é preciso solicitar a ficha de inscrição no endereço eletrônico: [email protected]. As vagas são limitadas e serão emitidos certificados para quem participar de no mínimo 75% da carga horária. O curso têm apoio da Sogomat-Sul, da Articulação de Mulheres Brasileiras, da Subsecretaria da Mulher e Promoção da Cidadania, da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres do município de Dourados, da ABMCJ-MS (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica), do Núcleo de Estudos de Gênero da UFMS e de diversos grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados, entre outras organizações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Congresso pede ao STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo

Manifestação foi protocolada quatro dias antes da audiência de conciliação entre Legislativo e Executivo

Polícia

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Homem foi detido e levado para a Cepol

Polícia

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

Pouco antes do crime, vítima e autor fizeram compras em uma mesma conveniência

Cotidiano

Semana termina com tempo estável e temperaturas que podem chegar a 33°C em MS

Variações de temperatrura podem ultrapassar diferença de 20°C entre mínimas e máximas registradas neste sábado