Nesta segunda-feira (11), às 13 horas, a Prefeitura de Campo Grande realiza a abertura da primeira Semana das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), o evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As Oficinas serão realizadas na Escola Municipal José Rodrigues Benfica (Região Central), no período de 12 a 15/7/2011 e o curso será destinado à professores e assistentes que atuam nas bibliotecas escolares.
O objetivo do curso é capacitar e ampliar o conhecimento dos assistentes e professores de biblioteca, para que possam atuar no processo ensino aprendizagem, contribuindo para a formação de uma atitude positiva e prazerosa frente à leitura, e com isso promover sua democratização no ambiente escolar.
O curso terá como principal finalidade de avaliar a importância da biblioteca escolar uma vez que é preciso perceber que a leitura não tem um significado meramente individual, traduzido no prazer de ler, mas que se justifica na medida em que assume uma validade social. Assim sendo, a BE deve assumir seu lugar no espaço pedagógico, como um centro dinamizador da leitura e difusor do conhecimento produzido pela humanidade e com isso constituir – se na primeira oportunidade real de acesso ao patrimônio científico e cultural, para a maioria das crianças quando ingressam na escola.
Como setor essencial para a realização das atividades de leitura e pesquisas, as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino- REME vem procurando ao longo do tempo oferecer à comunidade escolar melhoria contínua na prestação de serviços de informação. Para que isso, na prática, possa ser alcançado, a Divisão de Tecnologia Educacional – DITEC por meio do Núcleo de Bibliotecas da REME propõe a implantação do projeto “Semana das Bibliotecas Escolares da – REME”. Portanto, a possibilidade de introdução de novas formas de acesso à leitura, justifica o encaminhamento deste projeto.
Segundo a chefe de Divisão Educacional da Semed Denise Arakaki Takemoto, A biblioteca escolar deve ser encarada como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão. “É a biblioteca escolar que abrirá, ainda no ensino básico, os caminhos para que os alunos desenvolvam a curiosidade e o senso critico que os levarão à cidadania plena. Nessa perspectiva a proposta do projeto “Semana das Bibliotecas Escolares da REME” é qualificar e os assistentes e professores de biblioteca para que os mesmos possam alcançar bons resultados no seu trabalho diário, garantindo assim mais qualidade dos serviços oferecidos por meio da biblioteca escolar”, concluiu.