A Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou ontem (21) as atividades educacionais alusivas ao Dia Internacional da Água comemorado hoje (22). A Semana da Água é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), prefeituras de Maracaju e Ribas do Rio Pardo e EDP – Energias do Brasil.

De acordo com a PMA, as atividades são desenvolvidas em forma de oficinas temáticas abordando temas atuais sobre o meio ambiente. Dentre as atividades oferecidas estão: palestras sobre energia, reciclagem de papel, visitação ao museu e apresentação de teatro de fantoches com peças sobre questões ambientais como água, desmatamentos e resíduos sólidos. Os alunos estarão divididos em grupos, com a opção de escolha das diversas oficinas ambientais.

Projeto Florestinha

Fazendo parte das atividades, hoje (22), às 14h, as crianças do Projeto Florestinha junto aos Policiais Ambientais recebem diversas escolas da Capital no Parque Assaf Trad – onde funciona o projeto. No evento, serão desenvolvidas palestras sobre água e problemas ambientais mais comuns. A PMA também realiza a Oficina de Fauna com palestras e exposição de animais taxidermizados (empalhados). Na ocasião haverá plantio de mudas nativas no Parque com palestras sobre desmatamento e a importância da vegetação no equilíbrio dos recursos hídricos.

Na quarta-feira (23), às 09h, as crianças do Projeto participam de um plantio de mudas nativas nas imediações da represa do “Guariroba” . Os alunos aproveitam para conhecer a Estação de Tratamento de Água da Águas de Guariroba. Finalizando as atividades, no domingo (27), os alunos de Ribas do Rio Pardo junto com a Polícia Ambiental realizam a limpeza do Rio Pardo. No ano passado, em atividade semelhante, foi retirada mais de uma tonelada de lixo nos rios.

Educação Ambiental

Os trabalhos de Educação têm sido prioritários para a Polícia Militar Ambiental. Somente no ano de 2010 foram atendidos 21.803 alunos na Capital e interior. Em 2009, foram 24.941. O Comando da PMA considera extremamente prioritário o trabalho de Educação Ambiental. A PMA acredita que, só por meio da Educação Ambiental realizada com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão.