Trabalhadores sem-terra bloqueiam rodovias em Mato Grosso do Sul na manhã desta segunda-feira (21) como forma de cobrança ao governo federal em relação às atividades do Incra, que segundo eles está paralisado desde as denúncias de corrupção e irregularidades que atingiram o órgão no ano passado.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), estão bloqueadas a BR-060 no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia; e as estradas que levam a Ponta Porã, Nova Andradina, Rio Verde e Naviraí.

“Nosso objetivo é chamar a atenção das autoridades para os problemas que os acampados e assentados atravessam em Mato Grosso do Sul”, explicou Geraldo Teixeira de Almeida, presidente da federação. A expectativa é agendar em Brasília uma reunião com o ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão a liberação de vistorias e pagamentos das áreas destinadas a assentamento; e liberação de R$ 44 milhões para construção e reforma de casas em 48 assentamentos.