O Brasil venceu a Venezuela por 4-3, em partida inaugural do Grupo B do Campeonato Sul-americano Sub-17 de futebol, disputado este domingo na cidade equatoriana de Ibarra (70 km ao norte de Quito).

Os brasileiros, que venceram nove das treze edições do torneio, tiveram que correr dos venezuelanos duas vezes diante de adversários decididos a buscar a vitória.

Manuel Arteaga marcou aos quatro e oito minutos, surpreendendo os brasileiros, que conseguiram empatar com Pedro Alves (11) e Adryan Oliveira (15).

No entanto, os adversários voltaram a ficar à frente do marcador aos 33 minutos, com gol de Alejandro González, deixando o primeiro tempo em 3-2 em vantagem para a Venezuela.

O Brasil reagiu no segundo tempo com um domínio claro da bola, que permitiu vencer a partida, com o gol de empate de Lucas Domínguez (71) e outro de Alves (75).

Colômbia e Chile se enfrentam em outra partida da chave.

Os quatro primeiros da competição se classificarão para o Mundial da categoria, que será disputada no México, e para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em outubro.

Na estreia do Grupo A, no sábado, o Equador venceu a Bolívia por 2-1 e a Argentina, o Peru, por 4-2.