A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na quarta-feira (22) um mutirão de atendimento, das 7h às 11h e das 13h às 17h, para monitorar as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. A administração é responsável pelo monitoramento semestral nas áreas de educação, saúde e assistência social. A meta é atender na primeira fase pelo menos 50% dos beneficiados.

O mutirão, nas Unidades Básicas de Saúde, visa oferecer a manutenção da saúde das famílias cadastradas dando qualidade de vida aos pais e filhos.

“Por meio do monitoramento, sabemos como anda a saúde de cada integrante e onde podemos agir para melhorar. As famílias que não passarem pelo monitoramento vão perder o benefício”, afirmou Lorraine Aparecida Pinto, coordenadora dos Programas de Alimentação e Nutrição.

A coordenadora informa que o trabalho consiste em avaliar o rendimento escolar das crianças, a qualidade nutricional e necessidades assistenciais. “Elas podem procuram uma das Unidades Básicas de Saúde ou Estratégias de Saúde da Família [ESF] no dia do mutirão, ou até dia 27. Até o momento apenas 45% nos procuraram”, informou.

Em Dourados estão cadastradas no Programa Bolsa Família 6.483 famílias e foram monitoradas apenas 2.920.