Geral

Satélite cairá na Terra nas primeiras horas de sábado

O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, cairá na Terra entre 0h e 4h (de Brasília) deste sábado, segundo o último cálculo da Nasa (agência especial americana). A Nasa detalhou em comunicado que durante essas quatro horas […]

Arquivo Publicado em 23/09/2011, às 23h43

None

O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, cairá na Terra entre 0h e 4h (de Brasília) deste sábado, segundo o último cálculo da Nasa (agência especial americana).

A Nasa detalhou em comunicado que durante essas quatro horas o satélite “estará passando sobre Canadá, África e Austrália, assim como sobre vastas áreas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico”.

Os cientistas calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportarão as altas temperaturas do reingresso e cairão sobre a Terra.

A probabilidade que algum dos restos do UARS atinja uma pessoa é muito remota, segundo a Nasa. De fato, a agência garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial.

Jornal Midiamax