Geral

Sarkozy e Merkel se reúnem ainda hoje para discutir crise da zona do euro

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, encontram-se ainda neste sábado (22) em Bruxelas, na Bélgica, em uma reunião de trabalho preparatória para o Conselho Europeu, no domingo. O presidente francês e a chanceler alemã, segundo fontes do governbo francês ouvidas pela agência de notícias France Presse, conversaram hoje […]

Arquivo Publicado em 22/10/2011, às 16h03

None

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, encontram-se ainda neste sábado (22) em Bruxelas, na Bélgica, em uma reunião de trabalho preparatória para o Conselho Europeu, no domingo.


O presidente francês e a chanceler alemã, segundo fontes do governbo francês ouvidas pela agência de notícias France Presse, conversaram hoje de manhã por telefone. Os líderes tentam superar as divergências sobre o combate à crise do euro e ao contágio da dívida.


Bruxelas recebe, desde o começo da tarde, três reuniões simultâneas com o intuito de resolver a crise do euro: do Eurogrupo, de ministros das Finanças da União Europeia (UE) e do Conselho de Assuntos Gerais. O ministro das Finanças holandês, Jan Kees de Jager, disse na capital belga que a proposta francesa de ligar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ao Banco Central Europeu (BCE) foi excluída.


A proposta, que previa fazer o FEEF operar como um banco, permitindo o seu refinanciamento no BCE, “já não é uma opção”, assegurou o ministro.


A França pretendia conceder ao fundo uma espécie de licença bancária, por meio da qual se poderia obter crédito do BCE, cenário que a Alemanha se opõe, alegando que o regulamento da entidade bancária europeia  impede tal procedimento.

Jornal Midiamax