São Gabriel registra 706 casos notificados de dengue em 2010
De janeiro a dezembro de 2010, foram notificados 706 casos da dengue, com a confirmação de 358 casos, na cidade de são Gabriel do Oeste. Dos casos registrados, 10 pacientes apresentaram complicações e um caso apresentou febre hemorrágica, um tipo mais grave da doença. Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município, que está alerta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De janeiro a dezembro de 2010, foram notificados 706 casos da dengue, com a confirmação de 358 casos, na cidade de são Gabriel do Oeste. Dos casos registrados, 10 pacientes apresentaram complicações e um caso apresentou febre hemorrágica, um tipo mais grave da doença.
Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município, que está alerta para este verão. A atenção se deve às estatísticas deste ano – de 1º a 10 de janeiro de 2011, a Secretaria de Saúde já registrou 19 casos suspeitos. De acordo com o relatório, a doença é mais frequente na região central da cidade e no bairro Jardim Gramado – locais onde a incidência de focos também é a maior do município, juntamente com o bairro Milani. “São encontrados focos em diversos locais, muitas vezes de forma reincidente”, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ilaine Marocco.
Pneus, plásticos, poças de água. Qualquer forma de água parada é potencial criadouro do Aedes aegypti. Segundo o coordenador do Controle de Vetores, Antônio Barbosa, a preocupação é crescente, pois já há registros de que o mosquito se reproduz também em águas poluídas com óleo, detergente e água sanitária. “Por isso é preciso todo o cuidado possível por parte da comunidade”, aponta Barbosa.
Dentre as ações necessárias pela população estão a verificação periódica de focos da dengue nos quintais e a boa recepção dos agentes de saúde. “Pelas normas do Ministério da Saúde, o agente de saúde é obrigado a controlar focos fora e também dentro das casas, sempre acompanhado pelo morador”, explica Barbosa, que pediu a colaboração da comunidade para receber os agentes. “O trabalho deles é fundamental para o combate”.
Segundo mapa de incidência divulgado pelo governo estadual no boletim epidemiológico 30, o município de São Gabriel do Oeste está entre os de risco alto para uma epidemia da doença. O alerta é ainda maior quando o assunto se expande para o Estado, que já conta com mais de 82 mil casos de dengue e 47 óbitos pela doença confirmados.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.