A primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) já tem um campeão: Santo André. O time do ABC paulista enfrentou Ourinhos na decisão do torneio e dominou a equipe adversária, conquistando o título ao vencer por 65 a 49. Comandado pela técnica Laís Elena desde 1980, o Santo André conquistou um título de importância nacional depois de 11 anos.

“O foi muito intenso desde o início. As meninas queriam esse título”, disse Laís. “Para nós era muito importante, pois era a primeira edição da Liga em uma cidade que tem mais de 50 anos de basquete sem interrupção. Elas foram guerreiras, lutamos muito, não tinha bola perdida. Mérito delas e da torcida”, acrescentou a técnica.

O time de Ourinhos começou a partida abrindo 4 a 0 no primeiro minuto, mas logo em seguida o Santo André recuperou o fôlego e saiu para o ataque. As equipes, então, passaram a se revezar na liderança do jogo, até que o time do ABC paulista tomou a dianteira, fechando o primeiro período com oito pontos de vantagem.

Mais acertado na defesa, o Santo André dominou o segundo período, chegando a abrir 12 pontos de diferença. Mas um pedido de intervalo fez a diferença para Ourinhos. O técnico Antonio Carlos Barbosa acertou a equipe do interior, que voltou com força total. No fim do primeiro tempo, Ourinhos virou e foi para o intervalo com um ponto de vantagem.

O terceiro período começou mais equilibrado, sem que nenhuma das equipes conseguisse disparar no placar. Mas na segunda metade do quarto, o Santo André dominou a quadra e abriu 14 pontos de vantagem, indo com uma diferença confortável para o último quarto.

No quarto e decisivo período, o Santo André já tinha postura de campeão e acuou Ourinhos, que chegou a esboçar uma reação, sem muito sucesso. Com o quarteto Micaela, Êga, Ariadna e Simone, o time do ABC paulista fechou a partida e faturou o primeiro título da LBF.