Rússia lança nave de carga não tripulada

Uma nave de carga da Rússia foi lançada hoje com sucesso da base de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional. O lançamento abre caminho para a próxima missão tripulada e alivia receios com o futuro da estação, após o fracasso de um lançamento anterior. A nave não tripulada decolou às 8h11 (de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma nave de carga da Rússia foi lançada hoje com sucesso da base de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional. O lançamento abre caminho para a próxima missão tripulada e alivia receios com o futuro da estação, após o fracasso de um lançamento anterior.

A nave não tripulada decolou às 8h11 (de Brasília), conforme estava programado. “Foi um lançamento perfeito”, disse a porta-voz do controle da missão, Valery Lyndin, acrescentando que a nave atingiu com sucesso a órbita designada e chegará à estação internacional na quarta-feira. Segundo ela, uma missão tripulada deve ser lançada no dia 14 de novembro.

Em agosto, o lançamento de uma aeronave de carga russa fracassou, devido a uma falha de fabricação. O incidente gerou temores sobre o futuro da estação, porque a parte superior do foguete Soyuz que carregava a aeronave é similar ao usado para transportar os astronautas.

Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-americana), a estação internacional – que há quase 11 anos é ocupada por astronautas – terá de ser esvaziada temporariamente se uma nova equipe não for enviada até meados de novembro. Após a Nasa encerrar seu programa de lançamentos, em julho, a aeronave russa é a única ligação com a estação.

Com informações da Associated Press.

Conteúdos relacionados