O Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados, Coronel Jonys Cabrera Lopes, se reuniu nesta segunda-feira (8) com o prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, e alguns vereadores do município.

O objetivo do encontro era avaliar a possibilidade de implantação de uma unidade da corporação na cidade, que hoje se encontra em pleno desenvolvimento e conta com três usinas sucroalcooleiras e uma produtora de biodiesel.

O prefeito lembrou do acidente ocorrido em março deste ano quando um ônibus tombou na BR-163, deixando três pessoas mortas e várias outras feridas. Na ocasião, o socorro foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros de Maracaju e Dourados.

Por isso, para a implantação da unidade, a prefeitura propôs a doação de uma área de 2.500 m² e apresentou um projeto onde seria construído um prédio de cerca de 450 m², cuja a planta é semelhante a de outros quartéis do estado.

Após a reunião, as autoridades visitaram a área, localizada na região da Vila Maria onde tem saída estratégica para a rodovia-BR 163 que liga Dourados á Campo Grande e também dá acesso à Maracaju.

O Coronel confirmou o interesse da corporação e acrescentou que entre os benefícios advindos, poderiam estar outras questões como a redução da taxa do IRB (dos seguros das empresas) e da prevenção de incêndios, especialmente na fiscalização de estabelecimentos comerciais.

Segundo o prefeito, se aprovada a negociação, a obra poderá ser iniciada até outubro de 2011. Além deste estudo, a implantação depende ainda do levantamento de efetivo e materiais que seriam a contrapartida do Estado e Corpo de Bombeiros, e estarão sendo tramitadas num segundo momento.