O nível do Rio Aquidauana caiu cerca de 10 centímetros entre ontem (1º) e hoje (2), afirma o coordenador municipal de Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Claudiney da Silva Quintana. De acordo com medição realizada nesta manhã, o rio está com um nível de 7,82 metros. “Caiu em relação a ontem mas ainda pode aumentar se chover forte hoje”, observa.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil monitora o nível do Rio Aquidauana através das informações repassadas pelo município. Segundo o major Quintana, o alerta continua para o risco de cheia e as famílias ribeirinhas estão sendo orientadas a deixar suas residências em casos de possíveis enchentes.

De acordo com o coordenador municipal, ontem cinco famílias foram retiradas de suas casas devido ao risco de inundação. “Três famílias foram levadas para o ginásio municipal e outras duas optaram por ficar em casa de parentes”, observa o major.

Quintana afirma que o alerta continua sobretudo para famílias do bairro Guanandi e região do Pirizal. “A defesa está monitorando diariamente o nível do rio e estamos e prontidão se houver enchentes na região”, diz. O major aponta ainda que uma segunda preocupação é o período de carnaval, “porque estão sendo deslocadas guarnições para Miranda e Bodoquena, mas continuamos prontos para atender urgências em Aquidauana”, completa.