Reunião em Brasília hoje define medidas para regulamentar ZAV
Acontece nesta terça-feira (15), uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, para definir as medidas que serão tomadas após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) da Zona de Alta Vigilância (ZAV) como região livre da aftosa com vacinação. A reunião terá participação da Federação da Agricultura e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Acontece nesta terça-feira (15), uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, para definir as medidas que serão tomadas após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) da Zona de Alta Vigilância (ZAV) como região livre da aftosa com vacinação.
A reunião terá participação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, representantes da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul (SFA) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro/MS).
Além de não terem que deixar os animais permanecer em esquema de quarentena para transitar fora da região da fronteira, os produtores rurais esperam que com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), não seja mais necessário realizar teste sorológico nos bovinos e búfalos localizados na fronteira. Entretanto, deve continuar acontecendo o controle intensivo do trânsito.
A ZAV de Mato Grosso do Sul foi reconhecida pela OIE como livre de febre aftosa com vacinação no dia 4 de fevereiro, quando o Estado passou a ter um status único de classificação. Em 2001, MS já havia alcançado o status de livre de febre aftosa com vacinação, porém com o surgimento de um foco da doença, em 2005, o organismo internacional decidiu suspender esse reconhecimento.
Ao todo 13 municípios compõem a ZAV: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas. Os municípios fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Nessa região, existem cerca 800 mil cabeças de gado.
Na sexta-feira (18), a Famasul reunirá na sede da Casa Rural representantes de produtores da ZAV para repassar as medidas definidas na reunião de amanhã, bem como o calendário de vacinação da região.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
AGORA: homem é morto a facadas no Paulo Coelho Machado
O corpo está a o lado de um veículo que seria da vítima
Edição especial do Coletivo de Brechós promove doações de árvores frutíferas no Horto Florestal
Participantes do evento vão receber mudas de plantas frutíferas e Ipês
Águas Guariroba faz feirão neste sábado para renegociação de dívidas com até 95% de desconto
Clientes ainda poderão aproveitar parcelamento em até 60 vezes
Duo Chipa lança disco ‘Lugar Distante’ em show gratuito em Corumbá
Show ocorre nesta sexta-feira (4), no Moinho Cultural
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.