Durante uma semana, cerca de 20 empresários e representantes de instituições do Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre empreendedorismo, política e desenvolvimento a partir das diversidades de cada país no Seminário Empretec Multilateral, realizado pelo Sebrae entre os dias 8 e 12 de agosto, na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP).

“Esta iniciativa do Sebrae com parceiros do projeto MS sem Fronteiras proporciona a oportunidade única de conhecer as realidades de cada local e, independentemente disso, estimula a busca de resultados em conjunto”, enfatiza o facilitador do Empretec, Marco Aurélio Boza. Rolando Eduardo Fernández Bejarano, empresário e gerente da Câmara de Indústria e Comercio (CAINCO), da Bolívia, comenta sobre a possibilidade de encontrar empresários com vivências diferentes.

“Além do intercâmbio cultural, poder refletir sobre nossas ações é determinante para a melhoria de nossa atividade. Ouvir o que o outro empresário tem a dizer enriquece nossa percepção profissional”, ressalta. Boza afirma que o seminário Empretec identifica em seus participantes 10 características de empreendedores de sucesso. “Como a busca por oportunidades, a persistência, o comprometimento, a habilidade de calcular riscos e estabelecer metas, a autoconfiança, são alguns deles”, exemplifica.

Para a empresária e segunda-secretária da ACEPP, Silvia Eidt, “o encontro proporcionou novas perspectivas de negócios. Às vezes, nos acomodamos em determinadas situações. E esta experiência apresenta a capacidade de reestruturar os planos e impulsionar o desenvolvimento”.

“Os participantes colocam em prática atividades que estimulam os desafios e riscos do cotidiano, como criar um produto ou serviço e executar um projeto, visando à lucratividade e o relacionamento com o cliente”, explica Alex Fabio, analista técnico do Sebrae, de Ponta Porã.

Tomás Medina é empresário e vice-presidente da Cámara de Comercio de Pedro Juan Caballero, do Paraguai, e afirma que “é indispensável essa troca de experiências, repensando o posicionamento diante do mercado. É fundamental perceber a importância desse encontro com empresários que estimulem o desenvolvimento conjunto da fronteira e como um todo”.

O Empretec é um programa das Nações Unidas que visa reforçar os comportamentos empreendedores e pela primeira vez no Estado está sendo aplicado para um público de diretores, dirigentes, técnicos e consultores de instituições (ONGs, Universidades, Governo, etc.) de apoio ao empreendedorismo de quatro países da América Latina.

MS sem Fronteiras

A metodologia aplicada no Empretec é vivencial e interativa, com jogos, exercícios, palestras, que incluem a simulação do cotidiano empresarial. Através destas ações, é possível repensar o próprio negócio e identificar novas alternativas de acordo com suas competências pessoais e empresarias. Em Ponta Porã, além do Empretec Multilateral Bilíngüe, direcionado a entidades parceiras do projeto MS Sem Fronteiras no Brasil, na Paraguai e Bolívia, será realizado o Empresarial Bilíngüe a empresários destes dois países.

O MS Sem Fronteiras visa desenvolver economicamente os territórios de fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia. Para isso realiza reuniões e capacitações, treinamentos e consultorias ao setor empresarial para promover, através disso, a melhoria e fortalecer os fluxos de negócios entre os mercados. O Empretec Empresarial Bilingue será realizado entre os dias 15 e 20 de agosto, em Ponta Porã. É direcionado aos empresários que procuram soluções para estimular o desenvolvimento do seu negócio. Para informações acesse www.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.