Pular para o conteúdo
Geral

Recursos do FGTS e da poupança para compra de imóveis tendem a diminuir, dizem especialistas

Os recursos das cadernetas de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), atualmente utilizados em sua maioria para o financiamento da compra de imóveis, serão insuficientes, em três ou quatro anos, para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) manter o ritmo crescente de investimentos em novas moradias. A avaliação é do presidente […]
Arquivo -

Os recursos das cadernetas de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), atualmente utilizados em sua maioria para o financiamento da compra de imóveis, serão insuficientes, em três ou quatro anos, para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) manter o ritmo crescente de investimentos em novas moradias. A avaliação é do presidente do Sindicato da Habitação do Estado de (Secovi-SP), João Crestana.

Para ele, a cadeia envolvida no setor precisa discutir formas de promover ajustes legais e culturais que viabilizem novas fontes de recursos destinadas ao financiamento habitacional. Bancos públicos e privados, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e empresas securitizadoras devem estudar a questão, sugere Crestana.

Números da Abecip mostram que as instituições bancárias financiaram 1,052 milhão de imóveis residenciais no ano passado, no valor de R$ 83,7 bilhões, com aumento recorde de 67% no volume de recursos, em relação a 2009. O crescimento do número de moradias foi de 57%. Esses índices foram atingidos com recursos do FGTS, que financiou 631 mil imóveis. O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) financiou a compra de 421 mil moradias, no período.

Principal financiadora habitacional do país, a Caixa Econômica Federal executa todos os programas de governo que facilitam o acesso das populações de baixa renda à casa própria, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida. Desde março de 2009, quando foi criado, o programa consumiu R$ 51,3 bilhões na contratação de 1,005 milhão de moradias.

A determinação da presidenta Dilma Rousseff é para que, na segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, sejam financiados mais 2 milhões de moradias até 2014. Como os níveis de utilização de recursos da poupança e do FGTS estão muito altos, beirando 70% dos respectivos estoques, segundo a Caixa, Crestana defende que haja fontes alternativas de financiamento habitacional.

O presidente da Abecip, Luiz Antônio Nogueira de França, faz o mesmo alerta. Ele lembra que, além do financiamento habitacional, haverá gastos vultosos também por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Para ele, o constante crescimento do mercado imobiliário exige a definição urgente de outras opções de crédito como securitização, letras de crédito imobiliário (LCI) e letras financeiras com lastro imobiliário (LTI), hoje em estudo pelo Banco Central, pela Caixa e por demais agentes financeiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Ilustrativa

Dois anos depois, Justiça ainda procura ex-secretário acusado de fraude no transporte escolar em MS

cpi do consórcio

O que a CPI do Transporte Coletivo fez até o momento? Veja o resumo do trabalho realizado

Bolsonaro passa mal durante agenda em Goiás e volta a Brasília

fluminense

Onde assistir: rodada tem Mundial dos Clubes com time brasileiro na disputa

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Caixa inicia o pagamento de nova parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Mundo

Mácron: minha posição é clara, o Irã nunca deve adquirir armas nucleares

Na rede social X que recebeu uma ligação do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.

Polícia

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Suspeito de cometer o crime, ex-marido da vítima saiu de casa empurrando uma carriola

Polícia

Homem se esconde debaixo da cama da ex com faca e acaba ferido com quatro golpes

Caso aconteceu em Dourados na madrugada deste sábado e agressor será autuado por tentativa de feminicídio

Cotidiano

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

A luz intensa foi registrada em diversas cidades de MS