Encravado em área de preservação permanente em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, o hotel “superluxo” Blue Mountain foi condenado pela Justiça à demolição total, retirada imediata do entulho e a realizar o pleno reflorestamento da região desmatada – uma área equivalente a seis campos de futebol.

O juiz Paulo de Tarso Bilard de Carvalho, da 2.ª Vara Cível de Campos do Jordão, acolheu os argumentos da ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). No processo, o promotor de Justiça Jamil Luiz Simon lista 21 irregularidades cometidas pelo empreendimento, incluindo a destruição de mata nativa, construções em áreas de topo de morro e perto de nascentes d?água, desmatamento de vegetação de Campo de Altitude inserida em área que abriga animais silvestres ameaçados de extinção e implementação de um reservatório para captação de água sem anuência do Estado.

“Esse é o maior exemplo da ilegalidade na cidade”, diz o promotor Jamil Simon. “O próprio Estado já reconheceu o erro na emissão e anulou a licença.”

Já o advogado do hotel, José Ricardo Biazzo, defende que não houve irregularidade na construção e no mês passado recorreu da sentença, com um pedido de efeito suspensivo da decisão. “Se por uma hipótese absurda houve erro, não foi dos proprietários, que não podem ser punidos com a demolição”, afirma.

Aberto há um ano, o Blue Mountain funciona normalmente, com heliponto e diárias que chegam a R$ 6 mil