PT diz que recusa ‘cargos decorativos’ se convidado para compor nova direção da AL-MS
Deputados de oposição se reúnem para debater eleição da Mesa Diretora na semana que vem; lançar candidato é um assunto a ser tratado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputados de oposição se reúnem para debater eleição da Mesa Diretora na semana que vem; lançar candidato é um assunto a ser tratado
Os deputados petistas devem se reunir na próxima semana para discutir os rumos da bancada na Assembleia Legislativa. A informação é dos deputados reeleitos Paulo Duarte e Pedro Kemp. Em conversa, eles decidiram chamar os eleitos Laerte Tetila e Cabo Almi para debater o papel deles durante o próximo período legislativo.
“Vamos começar fazendo um encontro entre os petistas para cada um se posicionar sobre o futuro mandato e como será nosso posicionamento na Assembleia”, apontou Paulo Duarte. Segundo o deputado – terceiro mais votado nas últimas eleições – uma dos principais assuntos, será a composição da mesa diretora. Até agora, comenta-se na Assembleia que o atual presidente, o deputado Jerson Domingos, do PMDB, deva ser reconduzido ao cargo.
Com o mandado da atual vencendo no próximo dia 31 de janeiro, oposição e situação já abrem o debate sobre o assunto. “Temos que discutir isso e vamos chamar nossos colegas de oposição para saber qual a opinião deles e de qual rumo tomar para essa composição”, aponta o petista em relação aos colegas de coligação, Alcides Bernal (PP), Felipe Orro (PDT) e George Takimoto (PDT).
“A grande questão é decidir se vamos lançar chapa, candidatura avulsa a cargos importante ou aceitar uma composição geral”, aponta Duarte, frisando que “não é possível fazer nada de maneira isolada”.
Consenso sem “figuração”
Pedro Kemp, que durante essa gestão foi vice-presidente da mesa concorda com o colega, mas tanto ele quanto Duarte alegam que não vão aceitar “cargo decorativo”.
“Depende que consenso é esse, por exemplo, o que existiu na eleição passada para o PT não significou muito. Apesar da vice-presidência, foi algo sem atribuições. É preciso consenso dentro de um quadro onde os cargos da mesa, tenham funções. Hoje, com todo respeito, tirando o presidente e o 1º secretário, os outros cargos são quase que decorativos”, analisa Paulo Duarte.
Kemp concorda. “Nós já tivemos uma primeira conversa, agora é preciso que tenham também visão da importância da oposição, é preciso que o debate esteja aberto, aliás, essa disputa é necessária já que há anos a composição de consenso e a disputa é salutar para a democracia”, entende o deputado petista.
Se de um lado, Paulo Duarte não se coloca como candidato, Kemp já colocou o nome à disposição para disputar a presidência da casa. Porém, ambos concordam que o poder na assembleia legislativa atualmente é muito acentuado.
“Eu em particular defendo a descentralização deste poder, até porque saímos de um ano onde várias denúncias deixaram a população cobrando uma resposta dos deputados”, aponta Kemp sobre os escândalos envolvendo o ex-deputado estadual Ary Rigo (PSDB) que em vídeo contou intempéries de um suposto mensalão envolvendo os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.