A assessoria do deputado federal Vander Loubet informou na tarde desta terça-feira (17), que a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) se reuniu e chegou ao consenso que o nome mais indicado para assumir a Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) é o ex-deputado estadual .

Nesta segunda-feira (16) o engenheiro agrônomo David Lourenço foi exonerado do cargo, que ocupou por três anos e 7 meses. Sua demissão deve-se a investigação da Polícia Federal, que apura a relação de servidores públicos em irregularidades envolvendo a criação de jacarés e a pousada que pertence ao funcionário do órgão, Gerson Bueno Zahdi.

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) argumentou que a indicação ao Ibama deve continuar sendo do partido, em virtude do êxito do trabalho prestado pelos seus indicados ao longo dos anos. Para Paulo Duarte o que ocorreu trata-se de um fato isolado e não há nada de concreto que comprove o envolvimento de David Lourenço. “David Lourenço goza da nossa confiança e tem todo o apoio da bancada do PT”, concluiu ele.

A assessoria do PT destacou que Amarildo Cruz já possui um histórico na área ambiental e que este foi um dos principais motivos para a indicação do seu nome ao cargo, além das suas qualificações profissionais. A bancada do PT indicará o nome de forma oficial para o Ibama Nacional nesta semana e, segundo a assessoria, agora é apenas questão de tempo para obter uma resposta definitiva da direção do Instituto.

Ibama nacional

A direção do Ibama Nacional informou que não existe prazo para a nomeação de um novo superintendente do órgão, já que Marcio Yule continua como Substituto Interino. Além disso, assessoria de comunicação do Ibama divulgou que no final desta semana uma Comissão do Instituto, de Brasília,  visitará a sede do Ibama de Mato Grosso do Sul, para investigar as denúncias de irregularidades. Trata-se da instauração de correição extraordinária na superintendência do órgão aqui no estado, que visa levantar dados e analisar os fatos, com objetivo de corrigir possíveis erros e abusos de autoridade.