PT define nesta terça nomes para ocupar primeira vice-presidência e comissões do Senado
A escolha da primeira vice-presidência do Senado, na definição da nova Mesa Diretora que dirigirá a Casa no biênio 2011-2012, já está praticamente definida pelo PT. Como tem a segunda maior bancada – são 15 senadores – o partido tem direito à segunda escolha dos cargos da Mesa e nas comissões permanentes. Caberá ao PMDB, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A escolha da primeira vice-presidência do Senado, na definição da nova Mesa Diretora que dirigirá a Casa no biênio 2011-2012, já está praticamente definida pelo PT. Como tem a segunda maior bancada – são 15 senadores – o partido tem direito à segunda escolha dos cargos da Mesa e nas comissões permanentes.
Caberá ao PMDB, com 19 senadores, escolher o presidente do Senado. O comando do partido defende a recondução do atual presidente, José Sarney (AP), para mais dois anos de mandato.
Segundo o senador eleito Humberto Costa (PT-PE), ainda não está definido o nome de quem vai ocupar a primeira vice-presidência. A escolha será feita amanhã (11), às 15h, em reunião da bancada. A senadora eleita Marta Suplicy (SP) colocou seu nome à disposição dos colegas para assumir o cargo.
Outro assunto que vai ser pauta do encontro será a escolha das presidências das comissões permanentes. A princípio, Humberto Costa disse que o PT tem como preferência as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) – já que o PMDB optou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – e a de Infraestrutura (CI).
Como existe uma ordem pré-estabelecida para essas escolhas, que seguem o número de senadores eleitos para cada bancada, a manutenção da presidência da Comissão de Infraestrutura dependerá de um acordo com as lideranças partidárias. O senador petista destacou que a segunda opção, caso fechado um bloco partidário, poderá ser entregue a outra legenda que não o PT.
Na reunião, os petistas também escolherão o novo líder do PT que vai suceder Aloizio Mercadante (SP). Caberá a este líder negociar os cargos a que o partido terá direito na Mesa Diretora e nas comissões.
Também está na pauta da reunião da bancada, a formação de um bloco partidário com o PCdoB, PSB, PR, PDT e PRB. Humberto Costa frisou, entretanto, que ainda não há qualquer posicionamento fechado com esses partidos, tarefa que será conduzida pelo novo líder. Aloizio Mercadante, antes de deixar o Senado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, já conversava com as lideranças desses partidos sobre o assunto.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.