Geral

Psol vai defender prioridade para reforma política e meio ambiente

Uma das principais prioridades do Psol nesta legislatura será a reforma política. A informação é do líder do partido na Cãmara, Chico Alencar (RJ). Ele lembrou que os líderes partidários decidiram nesta semana instituir uma comissão especial para debater o assunto, e o Psol terá um representante no grupo. O deputado se mostra pessimista, no […]

Arquivo Publicado em 09/02/2011, às 11h14

None

Uma das principais prioridades do Psol nesta legislatura será a reforma política. A informação é do líder do partido na Cãmara, Chico Alencar (RJ). Ele lembrou que os líderes partidários decidiram nesta semana instituir uma comissão especial para debater o assunto, e o Psol terá um representante no grupo.

O deputado se mostra pessimista, no entanto, em relação à aprovação de mudanças efetivas no sistema político brasileiro. Segundo ele, tornou-se “lugar comum” ser a favor da reforma. “Mas qual reforma?”, questiona. “É difícil os beneficiários do sistema atual, que têm maioria, apoiarem mudanças”.

Para conseguir mudanças reais, na avaliação do líder do Psol, será necessário “envolver entidades da sociedade” no debate. “Com participação popular podemos fazer diferença e avançar”, afirma. Ele assinala que o objetivo da alteração do sistema político tem de ser o fortalecimento dos partidos. Para isso, segundo ele, será preciso “acabar com a política fulanizada, individualista; as pessoas têm de votar em programas partidários”.

As mudanças fundamentais, segundo ele, devem ser a adoção de lista preordenada e do financiamento exclusivamente público das campanhas, com mecanismos efetivos de controle. “A partir daí, será possível avançar na discussão de outros aspectos, como voto proporcional sem coligações”.

Meio Ambiente

Outra prioridade do partido será a aprovação de medidas para reduzir problemas ambientais, como os alagamentos e deslizamentos que provocaram às tragédias recentes no Rio de Janeiro. Ele lembrou que nesta semana o partido já obteve o primeiro resultado com o anúncio da criação de uma comissão especial para investigar as causas dos problemas ambientais no Rio de Janeiro e propor políticas preventivas.

Perfil

Professor de História e escritor, Chico Alencar assume seu terceiro mandato consecutivo na Câmara. Também foi vereador do Rio de Janeiro por dois mandatos, entre 1989 e 1996, e deputado estadual de 1999 a 2003. Para os primeiros mandatos foi eleito no PT, partido do qual desligou-se em 2004 para participar da criação do Psol.

Jornal Midiamax