Pular para o conteúdo
Geral

Psol vai defender prioridade para reforma política e meio ambiente

Uma das principais prioridades do Psol nesta legislatura será a reforma política. A informação é do líder do partido na Cãmara, Chico Alencar (RJ). Ele lembrou que os líderes partidários decidiram nesta semana instituir uma comissão especial para debater o assunto, e o Psol terá um representante no grupo. O deputado se mostra pessimista, no […]
Arquivo -

Uma das principais prioridades do Psol nesta legislatura será a reforma política. A informação é do líder do partido na Cãmara, Chico Alencar (RJ). Ele lembrou que os líderes partidários decidiram nesta semana instituir uma comissão especial para debater o assunto, e o Psol terá um representante no grupo.

O deputado se mostra pessimista, no entanto, em relação à aprovação de mudanças efetivas no sistema político brasileiro. Segundo ele, tornou-se “lugar comum” ser a favor da reforma. “Mas qual reforma?”, questiona. “É difícil os beneficiários do sistema atual, que têm maioria, apoiarem mudanças”.

Para conseguir mudanças reais, na avaliação do líder do Psol, será necessário “envolver entidades da sociedade” no debate. “Com participação popular podemos fazer diferença e avançar”, afirma. Ele assinala que o objetivo da alteração do sistema político tem de ser o fortalecimento dos partidos. Para isso, segundo ele, será preciso “acabar com a política fulanizada, individualista; as pessoas têm de votar em programas partidários”.

As mudanças fundamentais, segundo ele, devem ser a adoção de lista preordenada e do financiamento exclusivamente público das campanhas, com mecanismos efetivos de controle. “A partir daí, será possível avançar na discussão de outros aspectos, como voto proporcional sem coligações”.

Meio Ambiente

Outra prioridade do partido será a aprovação de medidas para reduzir problemas ambientais, como os alagamentos e deslizamentos que provocaram às tragédias recentes no . Ele lembrou que nesta semana o partido já obteve o primeiro resultado com o anúncio da criação de uma comissão especial para investigar as causas dos problemas ambientais no Rio de Janeiro e propor políticas preventivas.

Perfil

Professor de História e escritor, Chico Alencar assume seu terceiro mandato consecutivo na Câmara. Também foi vereador do Rio de Janeiro por dois mandatos, entre 1989 e 1996, e deputado estadual de 1999 a 2003. Para os primeiros mandatos foi eleito no PT, partido do qual desligou-se em 2004 para participar da criação do Psol.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Últimas Notícias

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)

MidiaMAIS

‘Emoção muito forte’: professores de Artes se emocionam ao relembrar de veterano da UFMS que faleceu na pandemia

A lembrança do veterano ocorreu durante a comemoração aos 40 anos do curso de Arte da UFMS

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos