PSDB vai tentar CPI mista para investigar Palocci
O PSDB tentará abrir uma CPI mista para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e a atuação da consultoria Projeto. Segundo o líder dos tucanos na Câmara, Duarte Nogueira (SP), o foco principal da CPI será a investigação sobre a possível prática de tráfico de influência e o enriquecimento “atípico” do ministro mais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O PSDB tentará abrir uma CPI mista para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e a atuação da consultoria Projeto.
Segundo o líder dos tucanos na Câmara, Duarte Nogueira (SP), o foco principal da CPI será a investigação sobre a possível prática de tráfico de influência e o enriquecimento “atípico” do ministro mais influente do governo da presidente Dilma Rousseff.
“Esse é o meio que encontramos para vencer a blindagem antidemocrática do governo ao ministro Antonio Palocci”, disse o tucano à Reuters.
Para criar a CPI mista, a oposição terá que conseguir o apoio de pelo menos 27 senadores e 171 deputados. Como não há tantos parlamentares de oposição, os tucanos terão que contar com o apoio de parlamentares da base aliada do governo para começar a investigação.
Nogueira acredita que é possível ter o apoio desses parlamentares, porque “a base foi montada com base em benesses políticas e cargos e não por uma relação programática”, argumentou.
O chefe da Casa Civil é alvo de denúncias desde o último domingo, quando uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelou que seu patrimônio teria crescido 20 vezes desde 2006. Nesta sexta-feira, o jornal publicou que a consultoria Projeto, do ministro, faturou cerca de 20 milhões de reais somente em 2010.
Palocci afirmou, em notas divulgadas no domingo e na segunda-feira, que seu aumento patrimonial está detalhado na declaração de Imposto de Renda e que a consultoria Projeto prestou serviços a clientes da iniciativa privada, “tendo recolhido sobre a remuneração todos os tributos devidos”.
Procurada pela Reuters, a assessoria da empresa informou nesta sexta-feira que emitiria uma nota sobre as últimas notícias publicadas.
O ministro tem sido alvo de críticas da oposição por não prestar explicações públicas e nem divulgar a lista de clientes do Projeto.
Sobre os esclarecimentos que Palocci daria à Procuradoria-Geral da República (PGR), conforme publicou o jornal o Estado de S. Paulo nesta sexta, relativos ao faturamento da consultoria e à prestação de serviços a pelo menos 20 empresas incluindo bancos, a assessoria do órgão disse que ainda não recebeu nenhum documento do chefe da Casa Civil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.