O governador André Puccinelli confirmou nesta sexta-feira (8), em Dourados, que as obras de duplicação da Avenida Guaicurus não vão começar esse ano. A rodovia (MS-162) liga o centro da cidade à Cidade Universitária (UEMS e UFGD), aeroporto, Exército, Centro de Tradições Gaúchas e novos conjuntos residenciais da região oeste da cidade.
De acordo com ele, houve um problema na elaboração do projeto, diante do questionamento da comunidade douradense que defendia a implantação de um viaduto no meio do percurso, por onde vai passar o cruzamento do anel viário. Com o impasse, o Governo do Estado decidiu retirar a obra do projeto.
“No nosso entendimento, teríamos que considerar o custo-benefício, pois sem viaduto, o encontro da perimetral com a Avenida Guaicurus será o cruzamento da morte”, argumentou um dos líderes do movimento pela duplicação, o servidor da UFGD, Franz Maciel Mendes. O custo total da obram, de acordo com técnicos do Governo, será de R$ 32 milhões.
Em abril de 2010, durante a pré-campanha, o governador André Puccinelli esteve em Dourados e prometeu que o início das obras de duplicação da Guaicurus ainda em 2011. Na ocasião o governador chegou a lançar um desafio à comunicada acadêmica de Dourados: “Se a UFGD elaborar o projeto executivo da duplicação antes do Natal, garanto os recursos para a realização” prometeu.
Durante o ato de lançamento oficial das obras de construção da Perimetral Norte em Dourados em abril de 2010, um grupo de alunos, professores e técnicos administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) fizeram uma manifestação pedindo a duplicação da Avenida Guaicurus.
O governador teria afirmado ainda que “o dinheiro da duplicação estará depositado numa conta especifica para este fim”.