Na manhã desta quarta-feira (11), profissionais da rede municipal e estadual de educação, paralisaram as aulas em todo o Mato Grosso do Sul, para aderirem a uma mobilização nacional. Em Campo Grande, uma caminhada percorreu ruas do centro até a Praça Ary Coelho, onde houve uma teleconferência.

Participam do debate, que foi transmitido ao vivo, o professor Jaime Teixeira, presidente da Fetems, a professora Drª Maria Ângela Costa, professora do curso de Pedagogia da UFMS, e Coordenadora do Núcleo Regional da Aliança pela Infância, além do advogado Ronaldo Franco e do deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Durante o debate, foram discutidos temas relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE) e valorização profissional dos trabalhadores em Educação. Os professores reivindicam, o piso salarial para todos os profissionais, desejam ainda que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) seja aplicado na educação, além da erradicação do analfabetismo, melhorias da qualidade do ensino, entre outras.

Em Campo Grande mais de 1.000 professores re reuniram na Praça Ary Coelho, e no interior do Estado em torno de 80% dos municípios aderiram a mobilização, segundo o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP).

Para o professor de uma escola estadual de Campo Grande, Celso Barros, que dá aulas há 26 anos, a paralisação é importante para conscientizar a população. “As pessoas precisam saber sobre as dificuldades da educação e só através da mobilização conseguimos isso”, destaca.

Após o debate, os profissionais assistiram a apresentações culturais de artistas regionais.