As fabricantes nacionais de motocicletas encerraram o mês de abril com 178.646 unidades fabricadas, o que representa queda de 1,6% contra o mês de março. No acumulado do ano, os números apontam crescimento de 28,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com 711.728 unidades.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

De acordo com o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, o setor das duas rodas ainda passa por uma fase de recuperação. “Lembramos que o primeiro trimestre também começou tímido e acabamos com os números próximos aos alcançados em 2008 – o melhor ano para o mercado de motocicletas. Estamos em um processo de recuperação e devemos alcançar nossas expectativas”, destacou em nota.

Exportação surpreende a entidade
As exportações, com 6.622 unidades vendidas, representaram alta de 43,7% em comparação a março, e um crescimento de 24,8% em relação ao mesmo mês de 2010.

“As vendas externas surpreenderam em abril. Mesmo com a desvalorização do dólar frente ao real, as exportações registraram um crescimento significativo. De qualquer forma, mantemos nossas previsões de queda de 14% para o final de 2011”, afirmou Akiyama.