A demanda das empresas brasileiras por crédito caiu 6,7% em setembro em relação a agosto, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (19) pela empresa de consultoria Experian. Em comparação com setembro de 2010, houve alta de 3,9%. No acumulado do ano, o índice registra crescimento de 3% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

A maior queda na procura por crédito ocorreu entre as micro e pequenas empresas. Nesse segmento houve um de recuo de 7,1% no mês passado ante agosto. As médias e grandes empresas tiveram um ligeiro crescimento na demanda, com altas de 1,1% e 2,2%, respectivamente.

Analisando individualmente as regiões do país, os maiores recuos foram registrados na Norte (13,3%) e na Sul (10,1%). No Nordeste a queda chegou a 6,8%; no Sudeste 5,2%; e no Centro-Oeste, a redução foi de 3,1%.

Segundo os economistas da Serasa, o agravamento do quadro financeiro internacional e a desaceleração do crescimento econômico doméstico afetaram negativamente a busca das empresas por crédito no mês passado, principalmente as micro e pequenas. Já o ligeiro crescimento da demanda das médias (1,1%) e grandes (2,2%), representa para os economistas, um sinal de que, diante do agravamento do quadro financeiro externo, essas empresas estariam se voltando para fontes internas de financiamento, num movimento semelhante ao ocorrido na crise de 2008.