Primeira obra do Rio 2016 é inaugurada com quatro anos de antecedência

Foi inaugurado neste sábado o Parque dos Atletas, primeira obra olímpica entregue para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Com conclusão prevista para 2015, o local foi apresentado primeira primeira vez neste sábado, com quatro anos de antecedência. Embora a instalação inaugurada na manhã deste sábado pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foi inaugurado neste sábado o Parque dos Atletas, primeira obra olímpica entregue para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Com conclusão prevista para 2015, o local foi apresentado primeira primeira vez neste sábado, com quatro anos de antecedência.

Embora a instalação inaugurada na manhã deste sábado pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes se chame Parque dos Atletas, o destino do local só será realmente este em 2016, quando passará para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Até lá, o local será palco de grandes eventos culturais e um parque aberto para a população carioca.

O Parque dos Atletas está localizado em frente ao local onde será erguida a futura Vila Olímpica e o Riocentro, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A instalação tem uma área de 123 mil m² e custou R$ 44 milhões.

O evento de inauguração neste sábado contou com a presença de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Rio-2016, Márcio Fortes, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) e de Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores.

De acordo com Paes, a abertura oficial do Parque dos Atletas será no próximo dia 23 de setembro, no primeiro dia do Rock in Rio. Após o megaevento, o parque passará para o público usá-lo com uma área de lazer.

“Depois que o Rock in Rio acabar, ele será aberto ao público, para o dia a dia das pessoas, e também para ser um espaço de eventos para a cidade. Temos muitos conflitos na cidade com os locais de grandes shows e eventos”, contou Paes. “Acabamos cedendo à orla para essas finalidades, por pura falta de alternativa de locais. Mas agora o Rio de Janeiro passa a ter um espaço fantástico para realizar suas grandes celebrações com muita qualidade e infraestrutura”, acrescentou o prefeito.

Segundo o político, a Olimpíada de 2016 deixará um legado muito maior que sediar o maior evento esportivo do mundo. O evento, além de mostrar uma “nova cidade”, apresentará ao mundo que Rio de Janeiro e Brasil têm capacidade de organizar, planejar e fazer as coisas bem feitas.

“Este foi o pontapé inicial, os desafios são enormes, mas as pessoas vão começar a perceber que a Olimpíada irá impactar suas vidas, por meio de um transporte de melhor qualidade, com mais e melhores áreas de lazer e com mais oportunidades para as crianças praticarem esportes”, disse Paes.

A inauguração da primeira instalação contou com crianças de diversos projetos das Vilas Olímpicas – com apresentação de ginástica artística, tênis, vôlei, basquete, judô e taekwondo.

O judoca João Gabriel Schlittler e a taekwondista Natália Falavigna, que fazem parte do projeto Time Rio, estiveram no evento. Natália desafiou o prefeito Eduardo Paes para uma luta, e o prefeito atendeu de imediato o pedido: subiu ao tatame e logo foi ao chão com um golpe encenado pela lutadora.

“Hoje, nesse clima de festa, de atividade física para a saúde, ver essas crianças de projetos tão bacanas dividindo essa festa conosco é muito legal. Começa-se assim, praticando esporte por diversão, e a coisa vai ficando um pouco mais séria. Assim novos atletas são criadas. Se conseguirmos fomentar o esporte, com certeza teremos mais atletas no pódio mundial. E melhores cidadãos”, lembrou Falavigna.

Presidente do COB e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou durante a inauguração que a área somente será destinada ao Comitê em 2016. “A prefeitura ira decidir para qual fim essa área será utilizada até os Jogos”, disse Nuzman. “Nós não estamos ficando com a posse dela agora, só em 2016. Então será a prefeitura que designará e estabelecerá os critérios de utilização”, explicou.

Nuzman ressaltou que o local durante a Olimpíada será um benefício a mais para os atletas do mundo todo, para relaxarem entre uma competição e outra. “Será uma área contígua à Vila Olímpica. Os atletas terão a oportunidade de aqui estar para meditar, se concentrarem e até par praticarem alguma atividade de lazer, e assim se preparem melhor mentalmente para suas batalhas olímpicas”, declarou.

Parque dos Atletas

O Parque dos Atletas estava previsto para ser entregue em 2015, mas foi inaugurado com quatro anos de antecedência. A estrutura do local conta com uma grande área verde, quadras esportivas e uma arena para shows e eventos, com capacidade para 150 mil pessoas.

Localizado próximo a Vila Olímpica, o Parque dos Atletas será usado no Rock in Rio 2011 e em outros eventos de grande porte até 2016. Durante os Jogos, servirá como área de recreação para os atletas olímpicos.

As obras começaram em dezembro de 2010 e levaram sete meses para serem concluídas. Foram investidos R$ 44 milhões de recursos da prefeitura do Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados