Geral

Primavera chega a MS com ar mais úmido

As temperaturas começam a subir e os dias são mais úmidos. Pelas ruas e nos jardins, as flores desabrocham com um colorido mais bonito. Sexta-feira, 23 de setembro, inicia a Primavera

Arquivo Publicado em 23/09/2011, às 09h00

None
692364277.jpg

As temperaturas começam a subir e os dias são mais úmidos. Pelas ruas e nos jardins, as flores desabrocham com um colorido mais bonito. Sexta-feira, 23 de setembro, inicia a Primavera

A chuva chega para dar adeus ao inverno e as boas vindas à primavera. As temperaturas começam a subir e o clima seco dá lugar a dias mais úmidos. Pelas ruas e nos jardins, as flores desabrocham com um colorido mais bonito.  Sexta-feira, 23 de setembro, inicia a Primavera.


Para quem gosta de flores, esta é a época do ano perfeita para admirá-las e cultivá-las. Para a agrônoma aposentada Roza Maria Schumke, que há cinco anos resolveu dedicar seu tempo a cuidar das plantas e acabou montando uma floricultura, na primavera até o canto dos pássaros é mais bonito e todas as flores atingem o vigor máximo.


Dona Roza explica que esta estação do ano tem o ambiente mais favorável para as flores, com clima ideal e sem excessos de chuva. “Nas ruas de Campo Grande a gente encontra muitas acácias florescendo, e nos jardins é bem fácil de ver rosas, margaridas, lírios muito mais bonitas e com as cores mais vivas”, observa.


Nas vitrines, o clima não é diferente. A coleção primavera-verão já está nas lojas com roupas mais leves e coloridas. De acordo com Mayara Vidoto, funcionária de uma loja de moda em Campo Grande, a tendência da estação está nos vestidos e saias longas, com cores fortes e estampadas. Mas a peça chave da nova coleção é a calça pantalona, que fez muito sucesso nos anos 70 e agora volta com tudo.


A maquiagem também pega carona no resgate da moda desta década. “O estilo dos anos 70 é o que vai marcar a coleção primavera-verão, com cores do caleidoscópio”, garante a gerente da loja de perfumaria, Kelly Brandão.  E para não vacilar na hora de escolher a combinação da fragrância com o clima, ela dá a dica: “A nova linha de perfume traz aromas mais orientais, amadeirados”.


Clima e cuidados com a saúde


De acordo com a meteorologia, a primavera é uma estação de transição, quando as temperaturas baixas e o ar seco, características típicas do inverno, se despedem, dando espaço às chuvas e dias mais quentes, que vão anunciar a chegada do verão.


Mas não é porque a umidade aumenta que os cuidados com a saúde não devem mais ser prioridade. Segundo o médico homeopata Joaquim Dias da Motta Longo, na primavera as pessoas começam a se expor mais, tanto ao sol quanto a locais com mais contato com outras pessoas, como em piscinas. Isso aumenta a probabilidade de doenças de pele, como as micoses.


Longo também observa que com as flores desabrochando, há mais pólen no ar, o que pode causar alergia a quem tem o nariz mais sensível. “É importante também manter hábitos saudáveis, como caminhar, beber muita água e não esquecer o protetor solar”, aconselha.


Em Mato Grosso do Sul, segundo previsão do Cemtec, as temperaturas continuam acima da média. Para os meses de outubro, novembro e dezembro a previsão é de mais chuvas na região norte, nordeste e bolsão do Estado. Ficará abaixo do normal no extremo sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso do Sul. A estação também chega com a possibilidade de chuvas de granizo.

Jornal Midiamax