Na noite de quarta-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 650 aves que estavam sendo transportadas ilegalmente, pela BR-262, próximo ao município de Água Clara.

No quilômetro 137, a PRF abordou dois veículos, sendo um FIAT/Pálio ELX e outro FIAT/Pálio Weekend Adventure, ambos com placas de Brasília/DF.

No Pálio Weekend, foram encontrados no porta-malas, cerca de 650 pássaros “canários da terra”, aprisionados em gaiolas especiais de madeira conhecidas como “taliscas”. O outro veículo estava servindo como “batedor”.

O FIAT/Pálio ELX, que servia como “olheiro”, estava sendo conduzido por F.C., de 56 anos, caminhoneiro e tinha como passageiro J.D.A., de 43 anos, que relatou ser aposentado e proprietário dos pássaros. No veículo FIAT/Pálio Weekend, o motorista era C.J.D.S., de 38 anos, comerciante, tendo como passageiro o policial militar do Distrito Federal J.D.R.C.A., de 43 anos. Todos os envolvidos residem em Brasília/DF.

J.D.A. diz ser aposentado e declarou que pagou R$ 10.000,00 pelos canários no “camelódromo” na capital sul-mato-grossense, e que os venderiam em feiras e em outras diversas localidades do Distrito Federal.

No início deste ano, na mesma região a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 1.000 “canários da terra”.

Os 650 pássaros apreendidos nesta noite, os veículos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Água Clara/MS. A Polícia Militar Ambiental foi requisitada para realizar o transporte dos pássaros a Campo Grande/MS. (Com informações da PRF)