O Centro Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, unidade de regime semiaberto masculino em , acaba de inaugurar sua biblioteca, com objetivo de estimular nos internos o prazer pela leitura e proporcionar aos leitores todo o conhecimento oferecido pelo mundo dos livros.

No espaço recém-inaugurado estão disponíveis 661 obras, entre enciclopédias, títulos religiosos, Literatura Brasileira, Literatura Universal, autoajuda, Direito e Legislação e ficção. O acervo conta, ainda, com revistas de circulação nacional.

Segundo o diretor da unidade prisional, Walter Luiz de Medeiros, os livros foram doados pela administração da Biblioteca Municipal Rosário Congro, por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), através do presídio, e o Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação.

“A ideia de criarmos uma biblioteca no presídio surgiu durante a realização de eventos culturais aqui na unidade penal, promovidos pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal. Identificamos a necessidade de um espaço destinado à leitura”, informa o diretor.

Conforme Medeiros, o sistema de empréstimo está sendo controlado por um interno, que é o responsável pelo espaço. “É feito um cadastro do reeducando que está retirando o livro, tendo ele prazo para devolução, mas com a possibilidade de renovação, como em qualquer biblioteca”, detalha. “Sós nos primeiros dias tivemos uma média de dez internos que visitaram o espaço e efetuaram leituras ali mesmo e outros oito que retiraram livros para ler na cela”, contabiliza.

Serviço

A biblioteca do Centro Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus” está aberta a doações de livros. Os interessados em doar devem entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1490 ou no 3929-1494.