Prefeitura monitora emissão de gases de veículos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio de uma estação móvel de monitoramento, está medindo a emissão de gases de veículos. A medida visa a elaboração do Inventário de Emissão Atmosférica por Veículos Rodoviários previsto no Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), preconizados pela Resolução nº 418 do Conama […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio de uma estação móvel de monitoramento, está medindo a emissão de gases de veículos. A medida visa a elaboração do Inventário de Emissão Atmosférica por Veículos Rodoviários previsto no Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), preconizados pela Resolução nº 418 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O inventário, item obrigatório no Plano, prevê dados importantes para iniciar o processo de inspeção da poluição veicular, entre eles o número da frota, tipo do veículo, do motor e do combustível, idade do veículo, entre outros. Até a próxima terça-feira (31), a base de monitoramento ficará no pátio da Coca-cola. Após esta data, o medidor móvel será instalado na avenida Júlio de Castilho e, em seguida, na avenida Afonso Pena, na área central.

Segundo o titular da Semadur, Marcos Cristaldo, o equipamento além de fazer a medição dos gases poluentes, também terá a função de contabilizar os veículos que circulam pelas vias onde o aparelho será colocado. “Este estudo complementa as ações da Prefeitura no que diz respeito à política de preservação do meio ambiente”, destacou, citando alguns projetos já existentes, entre eles “Córrego Limpo”, “Programa de Arborização do Município”, o projeto “APA do Guariroba”, todos de caráter de preservação ambiental.

A verificação do gás veicular conta com a parceria da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Durante a semana, o curso promovido no Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, sobre o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) contou com a participação de técnicos da Semadur e de prefeituras de outros municípios. Os estados têm prazo até 30 de junho para entregar aos conselhos de meio ambiente seus Planos de Controle de Poluição Veicular.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados