A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realiza nesta quinta-feira (12), das 7h30 às 17h, um mutirão de limpeza na Vila Cachoeirinha. Serão feitos serviços de poda de árvores das ruas, troca de lâmpadas queimadas, conserto dos braços dos postes, retirada de entulhos e trabalho de combate à dengue.

Nesta quarta-feira, as equipes iniciam o serviço de tapa-buracos da Rua Eulália Pires.

Na semana passada, frentes de trabalho fizeram o patrolamento e cascalhamento das ruas do bairro. Foram feitas também a retirada de entulhos de trechos da margem do córrego Rego D’Água e a poda de uma árvore na rua Eulália Pires, que ameaçava a rede elétrica e a segurança dos moradores, já que favorecia o consumo de drogas pela falta de iluminação.

Na quinta-feira, a secretaria vai disponibilizar caminhão com caçamba e pá carregadeira para limpeza das ruas. “Os moradores poderão retirar entulhos e podar as árvores dos quintais e colocá-los na frente das casas para que o lixo seja recolhido, mas será somente na quinta-feira”, informou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo.

Ele explica que a população pode informar às equipes onde há lâmpadas queimadas e braços de postes com problemas para que seja feita a manutenção.

A margem do córrego Rego D’Água será roçada e os entulhos retirados. Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vão fazer visitas domiciliares, fiscalização e bloqueio mecânico, que é a eliminação de focos do mosquito da dengue.

“As frentes de trabalho vão vistoriar e, caso necessário, aplicar multas aos moradores que não cumprem a Lei da Dengue e de controle animal”, informa o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes.

A Lei da Dengue, em vigor no município desde 2006, prevê notificação e aplicação de multa para proprietários que não mantêm terrenos e quintais limpos.

Agentes da Vigilância em Saúde vão reforçar o atendimento da campanha de vacinação contra a gripe comum na Unidade de Saúde da Vila Cachoeirinha, que vai ser encerrada nesta sexta-feira. Podem tomar a vacina pessoas maiores de 60 anos, gestantes e crianças menores de dois anos.