A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está disponibilizando horários especiais de atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) para os beneficiados pelo programa Bolsa Família, que são as crianças menores de sete anos e as mulheres em idade fértil. Neste sábado (14/05) duas unidades de saúde estarão atendendo as famílias: as UBS Tarumã e São Conrado, no horário das 7h30 às 10h30, sendo que a unidade São Conrado também vai atender os beneficiados do programa no dia 21/05, no período das 7h30 às 10h30.

Uma das exigências para que as famílias de baixa renda continuem recebendo a ajuda de custo do programa federal é que compareçam, duas vezes por ano, em alguma unidade de saúde, levando a seguinte documentação: caderneta de vacinação das crianças, cartão do pré-natal (gestantes), cartão de benefícios do Bolsa Família e comprovante de residência. O compromisso do município é conseguir o acompanhamento em saúde de 70% dos integrantes do Bolsa Família, número que, em 2010, ultrapassou o estimado, com a assistência de 84.97% dos beneficiados pela Sesau.

“Neste ano conseguimos acompanhar, até agora, 56.75% das mulheres e crianças do Bolsa Família. Gostaríamos de encerrar o primeiro semestre de 2011 com mais de 80% de assistência em saúde, superando o atendimento do ano passado”, esclarece Margarete Ricci, Coordenadora do setor de atenção básica da Sesau.

Para alcançar a meta proposta a secretaria de saúde decidiu investir em recursos de mídia, como chamadas em programas de rádio e divulgação em carros de som, para lembrar as pessoas do Bolsa Família de que devem ir ao posto de saúde fazer o acompanhamento necessário. “São famílias em estado de vulnerabilidade, verificamos, entre outros fatores, como está o desenvolvimento das crianças, que podem apresentar baixo peso e risco nutricional”, observa Carla Teixeira, Técnica em informações da Sesau.

Confira quais as UBS que programaram mutirões e horários especiais de atendimento aos beneficiados do Bolsa Família:

UBS Coophavila II – mutirão de saúde no dia 18/05, no horário das 17h00 às 20h00

UBS Moreninha III – mutirão de saúde durante todo o dia 21/05

UBS Tiradentes – atendimento as segundas e quintas-feiras, no horário das 13h30 às 15h30

UBS Universitário – atendimento às segundas-feiras, das 8h30 às 10h30, e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

UBS Aerorancho – atendimento nas sextas-feiras, no período das 13h00 às 16h00