Dois dias depois que o proprietário do Parque Temático do Pantanal, José Branco, ameaçou despejar partes do pé de cedro, a prefeita de , Dinalva Mourão (PMDB), decidiu remover os troncos do local. A decisão foi tomada numa reunião do Conselho Municipal de Cultura, conforme o site oficial da prefeitura.

Os troncos da árvore plantada por Zacarias Mourão, ainda de acordo com a nota, serão levados para uma propriedade da prefeitura, que não foi especificada. Com as partes menores serão confeccionados artesanatos, que serão vendidos para reformar o Museu Histórico e Arqueológico.

Parte da verba também será destinada a revitalização do que sobrou da árvore, parcialmente destruída num temporal ocorrido em 2006. O Conselho de Cultura decidiu ainda confeccionar um violão com a letra da música, que se tornou hino de Coxim. Assim como também deve ser feito o DNA do pé de cedro para documentação.

POLÊMICA – Os pedaços da árvore foram levados para Parque Tematico do Pantanal em abril de 2009, logo que Dinalva assumiu a prefeitura de Coxim. Segundo Branco, na época ficou acertado que a prefeitura pagaria uma espécie de aluguel, “seria mais do que isso, na verdade era uma forma do município ajudar na manutenção do local”, explicou.

Porém, o Parque Temático recebeu apenas dois meses de aluguel, mesmo sem contrato, a prefeitura pagou a importância de R$ 4 mil ao proprietário. Apesar de não possuir um contrato, Branco arquiva documentos que comprovam a negociação, que não teria sido cumprida pela prefeita.