Prefeitos apresentam a Dilma reivindicações para a Copa
Os prefeitos das cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014 e que integram a frente de prefeitos se reuniram hoje, pela manhã, em Brasília, para preparar uma espécie de carta conjunta a ser entregue à presidente Dilma Rousseff. O documento, que traz as reivindicações comuns a todos para facilitar a realização das […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os prefeitos das cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014 e que integram a frente de prefeitos se reuniram hoje, pela manhã, em Brasília, para preparar uma espécie de carta conjunta a ser entregue à presidente Dilma Rousseff. O documento, que traz as reivindicações comuns a todos para facilitar a realização das obras até 2014, deve ser entregue na reunião desta tarde, no Palácio do Planalto, entre a presidente Dilma e representantes dos governos estaduais e municipais.
Os prefeitos vão pedir à presidente Dilma que edite uma legislação especial para permitir que os processos licitatórios não sejam obrigados a passar pelos trâmites burocráticos que acabam por atrasar essas obras. Eles querem ainda que haja modificação no sistema que controla os convênios e inabilita as cidades de obter financiamentos, muita vezes por pequenas pendências consideradas por eles insignificantes.
“Não é para passar por cima de nada. Só queremos um modelo que permita dar agilidade às obras que têm data marcada para serem concluídas”, disse a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, do PV. Natal é uma das cidades em que a construção do estádio está mais atrasada. A prefeita explicou que, apesar do problema, o estádio será construído no modelo de parceria público privada (PPP) e que ele estará pronto em dezembro de 2012. “Por isso não nos candidatamos para sermos cidade-sede na Copa das Confederações”, justificou ela, insistindo que o grande interesse do município era a Copa do Mundo.
As duas maiores queixas dos prefeitos são os problemas que as cidades têm com mobilidade urbana e aeroportos. Manaus e São Paulo são as duas cidades que mais preocupam o governo federal. O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, atribuiu o atraso nas obras de construção do estádio ao governador do Estado e disse que “sem recursos e sem meios fica muito difícil conseguir fazer qualquer coisa”. Amazonino se queixa da falta de um projeto de mobilidade urbana para a cidade, um problema crônico, que precisa ser resolvido. “Não se pode carrear uma montanha de recursos por conta de quatro dias de Copa”, reclamou ele, reconhecendo que há muito a ser feito por lá, além dos preparativos para a Copa. “Nossa grande preocupação é a mobilidade”, insistiu. Em relação à rede hoteleira, outra deficiência de Manaus, o prefeito disse que “esta questão poderá ser resolvida com navios no porto da cidade”.
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, salientou que os prefeitos querem que o governo federal aproveite esta oportunidade para resolver os problemas que afligem as regiões carentes dessas capitais. “Existem pontos destas capitais que nem sequer possuem pavimentação e precisamos aproveitar esta oportunidade para realizar obras não só para a Copa, mas para beneficiar a cidade como um todo”, comentou.
Já o prefeito de Porto Alegre, José Fortunato, reclamou da indefinição quanto ao aumento da pista do aeroporto da cidade, que não tem capacidade para receber aviões de grande porte, e à instalação do equipamento que permite pousos em condições meteorológicas adversas. “Não queremos a Copa do Mundo pela Copa, mas pela infraestrutura que ela poderá deixar para todas as cidades”, comentou ele, lembrando que a cada 15 dias o gabinete de gestão integrada tem promovido reuniões para avaliar as obras nas cidades-sede.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.