O prefeito mais idoso do Brasil teve o mandato cassado no interior do Paraná. Sussumu Itimura, do PSDB, é acusado de mau uso do dinheiro público.

São 10 mil habitantes e um só assunto nas conversas. Na cidade tranquila, só a política para agitar a rotina dos moradores. A madrugada foi tensa em Uraí. Em uma sessão que durou mais de 20 horas, a Câmara de Vereadores cassou o mandato do prefeito Sussumu Itimura, do PSDB. Seis dos oito vereadores votaram pela cassação.

Segundo as investigações, Sussumu Itimura mandou pagar R$ 11 mil para uma empresa de informática que nunca prestou serviços ao município. O prefeito não foi encontrado para comentar a denúncia. Se não houver uma reviravolta no caso, sai de cena o prefeito mais velho do país.

Sussumu Itimura tem 93 anos. Nasceu no Japão e ainda menino veio com a família para o Brasil.Virou um grande produtor rural e o sucesso do campo se repetiu na política. Estava no quinto mandato em Uraí. O prefeito mais velho também era um dos mais ricos do Brasil, com patrimônio declarado de R$ 55 milhões.

A família do prefeito cassado informou que ele não está bem de saúde e que foi descansar na fazenda dele no Paraguai.